Entre as programações pela passagem dos 76 anos da Dália Alimentos, celebrados em junho, a cooperativa inaugurou uma nova caldeira da categoria Aquecedor de Fluído Térmico HBFT no Complexo Industrial Avícola, localizado em Palmas, no município de Arroio de Meio. Além do equipamento que utiliza cavaco de lenha, foi construído um depósito com área de 1,6 mil m², que equivale a 12 dias de armazenamento para a operação com a biomassa.
A nova caldeira possibilitará que a unidade atinja a capacidade máxima de abate de 70 mil aves/dia e o processamento de seis opções de subprodutos na fábrica de farinha. O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, destacou a importância do investimento e o relacionou com a coragem dos 387 sócios-fundadores. “Estamos inaugurando mais um investimento da Dália com o mesmo espírito empreendedor e cooperativista dos suinocultores que fundaram a cooperativa em 1947”, comparou.
Eficiência e qualidade
Piccinini ainda ressaltou que, mesmo diante de um momento de dificuldades do setor de proteína animal, a cooperativa não deixa de investir em grandes projetos. “Hoje é um dia importante e significativo, pois além de celebrar 76 anos de fundação, estamos concretizando outro projeto que viabiliza o programa de produção avícola e aprimora a eficiência e a qualidade do alimento produzido pela Dália.” Ele também agradeceu os envolvidos no investimento e enalteceu a grandeza da melhoria para a unidade. “Em breve, veremos bons resultados, nos permitindo grande produtividade e aumento na produção industrial”, emendou.
Uma grande conquista
Conforme o presidente-executivo da cooperativa, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, a caldeira possui um nível de tecnologia alto e gerará uma economia significativa. “Essa é mais uma grande conquista da Dália e merece ser celebrada. Além disso, o investimento se justifica por trazer inúmeros benefícios, como a redução de custo, e ainda por maximizar a produção em toda a unidade, já que projetamos um grande crescimento para a empresa.”
Freitas acrescenta que o equipamento tem 17 metros de altura e uma de suas vantagens é a utilização de cavaco, o que permite rendimento superior de até 25% em relação a lenha, que retém mais umidade. “Agradeço aos gerentes, às empresas fornecedoras terceirizadas e aos funcionários que participaram de todo o processo, desde a compra até a instalação desse equipamento de ponta.”
Uma tendência no mercado
O gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender, destacou que a utilização da caldeira a cavaco é uma tendência do mercado e convidou a todos para uma demonstração do funcionamento do novo equipamento. “Após o caminhão descarregar a biomassa na moega, o material é levado automaticamente para a caldeira por meio de uma esteira, onde inicia o processo de geração de vapor para as duas unidades fabris”, explicou. O Aquecedor de Fluído Térmico HBFT produz cerca de 20 toneladas vapor/hora e representa uma produção duas vezes maior em relação à caldeira anterior.
Legenda:
Conselho de Administração e a direção da cooperativa na inauguração da nova caldeira no Complexo Avícola de Arroio do Meio
crédito: Kástenes R. Casali/divulgação