A ONU aponta que anualmente cerca de 11,2 bilhões de toneladas de resíduos são coletados e aproximadamente 931 toneladas de alimentos são desperdiçados. Esses dados colaboraram para que em 2022 o mundo alcançasse o amargo recorde de 36,8 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) lançados na atmosfera.
O setor da reciclagem animal atua para diminuir a emissão de CO2 e outros gases que colaboram com o efeito estufa. E o Grupo FASA é uma das principais instituições à frente desse processo.
Segundo Cristiano Theisen, gerente do Grupo FASA, a pecuária brasileira abate mais de 41 milhões de toneladas de bovinos, aves, suínos e pescados por ano e cerca de 99% dos resíduos são recolhidos e reciclados.
“Nessa jornada de tomada de consciência e efetivo trabalho no processo de transformação do mundo, a reciclagem animal pode evitar a emissão de 1,2 tonelada de CO2. Hoje, cerca de 12% de toda a reciclagem animal no Brasil é feita pela empresa. Temos um papel importante nesse processo”, avalia.
A importância da reciclagem animal
O dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, é um composto químico gasoso que provoca graves desequilíbrios no efeito estufa do planeta Terra. Ainda que o gás carbônico em si não seja um problema, a quantidade excessiva de gases colabora diretamente com o aquecimento global e gera diversas consequências para o clima, como períodos de seca ou inundações fora de época.
O ciclo da reciclagem animal evita a construção de mais de 800 aterros sanitários que seriam necessários para acomodar o descarte das carcaças e colabora com diversos outros segmentos produtivos.
“Os produtos que fazemos, quer seja a farinha de osso ou de sangue, são ingredientes essenciais da indústria da ração. Além disso, 90% da gordura gerada pelo Grupo FASA também é aplicada na fórmula de combustíveis biodiesel”, conclui Theisen.
Por que a reciclagem animal é importante?
– Hoje, são abatidas cerca de 85 milhões de cabeças de bovinos, caprinos, ovinos e suínos;
– Enquanto isso, de frangos e perus são 5,9 bilhões de cabeças;
– Deste total, 34% não chega ao consumidor e segue direto para a reciclagem;
– A carcaça de uma vaca, em média, libera 1,2 tonelada de gás carbono na atmosfera;
– Este montante equivale a 6.025.557 carros em circulação;
– Com a reciclagem, essas substâncias são transformadas em fonte de matéria prima segura para utilização em outras cadeias;
– Assim, a reciclagem animal retira da natureza nutrientes como carbono, nitrogênio e fósforo, que em excesso contaminam o meio ambiente.
Grupo FASA
Conheça mais:
QR CODE
(www.fasa.ind.br)
Facebook: @grupofasaind
Instagram: @grupofasa
Linkedin: grupofasa
Rua João Eckert, 1000
São Rafael – Cruzeiro do Sul
(51) 3714-9800