Um centro com (muito) mais vitalidade

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um centro com (muito) mais vitalidade

Por

O cenário atual do centro de Lajeado parece estar com os dias contados. Diversos movimentos prometem devolver a necessária vitalidade urbana ao coração financeiro da principal cidade do Vale do Taquari.

Além da consolidação do belíssimo Parque Ney Santos Arruda, e cujo espaço público para recreação será ampliado para as margens da Av. Décio Martins Costa, e também da promessa de revitalização da Rua Júlio de Castilhos, outras ações idealizadas por importantes – e históricas – instituições devem garantir mais luz e vida ao centro comercial lajeadense.

Com destaque ao reformado entorno do Hospital Bruno Born, e também ao projeto de remodelação da quadra antiga do Colégio Evangélico Alberto Torres. E o próximo movimento precisa ser a reconquista da nossa Praça da Matriz. É um compromisso da comunidade com sua própria história.

Dois atropelamentos em poucos minutos na BR

O trecho urbano da BR-386 em Estrela precisa ser reavaliado pelos órgãos de segurança. Na manhã dessa segunda-feira, dois casos de atropelamento foram registrados antes do relógio apontar 7h. Os casos devem servir para ligar o alerta das autoridades, reforço. Assim como outros pontos da rodovia federal, onde não há equipamentos de segurança para a travessia de pedestres, e tampouco para garantir a integridade de quem caminha pelo acostamento.

TIRO CURTO

– O suplente de vereador Waldir Blau (MDB) vai assumir “provisoriamente” a cadeira do vereador Adriano Rosa (PSB), cassado em função das candidatas laranjas do PSB. O termo entre aspas foi utilizado pelo juiz eleitoral Rodrigo Bortoli. E a razão é simples: cabe recurso. A notificação oficial à câmara de Lajeado deve ocorrer nesta terça-feira.
– Uma pergunta: o projeto de lei que prevê a necessária extinção de cargos na câmara de vereadores de Lajeado será votado na sessão de hoje?
– O governo de Muçum inicia as obras de construção da Rua Coberta. O trecho ao lado da Praça Cristóvão Colombo é muito utilizado durante feiras e demandas de eventos do município. É um movimento importante, já replicado em diversas outras cidades, e que ainda não repercutiu em cidades maiores, como Lajeado e Estrela.
– O governo de Estrela deve assinar no dia 1º de julho a ordem de início para construção da nova ponte na localidade de São José.
– Ainda em Estrela, o prefeito Elmar Schneider (MDB) nomeia Moisés Jean Mollmann como o novo Coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
– Nos bastidores, as apostas não param. Em Arroio do Meio, muitos articulistas projetam até quatro candidatos a prefeito em 2024. Seriam representantes do MDB, PP, PL e PT.
– Em Encantado, a Suinofest foi novamente um sucesso de público, empatia e acolhimento. E o desafio é explorar ainda mais o turismo na próxima edição.
– Também em Encantado, o governo municipal enfrenta dificuldades com vendedores ambulantes. Um problema verificado em Lajeado e outras tantas cidades é de difícil resolução. Mas é preciso resolver. Em debate, espaços delimitados para a venda e a necessária fiscalização de eventuais produtos falsificados e/ou sem procedência.
– Os Bombeiros Voluntários de Colinas e Imigrante (Imicol) iniciou campanha para arrecadação de mantimentos para as vítimas do ciclone. O material será entregue para famílias de Teutônia, São Sebastião do Caí, Igrejinha e Rolante.

Acompanhe
nossas
redes sociais