Feira de ciências

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Feira de ciências

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Vem aí uma grande oportunidade para quem gosta de pesquisar e experimentar. A Universidade do Vale do Taquari – Univates realiza a 5ª Feira Estadual de Ciências Univates e a 12ª Feira de Ciências Univates: Descobrindo Talentos para a Pesquisa e Tecendo Redes Interdisciplinares.

O objetivo é fomentar a difusão e a divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Técnico das redes pública e privada do Rio Grande do Sul. Os eventos ocorrem simultaneamente, nos dias 19 e 20 de outubro de 2023, no Complexo Esportivo da Univates.

Categorias

São 100 vagas distribuídas em quatro categorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); e Ensino Médio e Ensino Médio Profissionalizante, incluindo o Curso Normal e o Ensino Técnico/Pós-Médio. Regulamento e demais informações sobre inscrição estão disponíveis no site www.univates.br/evento/feira-de-ciencias. Contatos pelos e-mails feiradeciencias@univates.br ou eventos@univates.br.

 

Dividir conhecimento

O 14º Seminário Ambiental – um dos braços do Viva o Taquari-Antas Vivo – está em fase de construção. Uma das ações é a realização de oficinas nas áreas de educação ambiental em escolas públicas e privadas. Voluntários que quiserem dividir seus conhecimentos com estudantes devem encaminhar suas propostas para o e-mail prceriosvoluntarios@acilajeado.org.br. Importante informar proposta/título, objetivo, público/faixa etária, limite de público, turno e horário, material necessário para aplicação da oficina, tempo de duração e responsável. As oficinas ocorrerão entre agosto e setembro. Outras informações pelo mesmo e-mail da Unidade Parceiros Voluntários de Lajeado.

Teatro

Outra ação, marcada para 27 de setembro, é a apresentação do Teatro a Mil, em parceria com o Sesc, no teatro Univates. Em breve, mais informações.

Dia D Descarte

Estrela promove o “Dia D Descarte”, no sábado, 8 de julho das 9h às 12h, na Praça Menna Barreto. Esta será a segunda edição do ano em sistema Drive Thru de descarte de resíduos especiais. Os cidadãos podem descartar resíduos de eletrônicos, óleo de cozinha usado, pilhas, lâmpadas e vidros. A ação tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a comunidade sobre a correta destinação dos resíduos especiais, e o quanto ela é fundamental para diminuir os problemas ambientais, sociais e de saúde pública relacionados à destinação inadequada.

Resultados

Na ação passada, em março, foram recolhidos 51 litros de óleo de cozinha, 149 unidades de lâmpadas, 110 kg de vidros e 400 kg de eletrônicos e pilhas.

De estimação

Durante a ação Dia D Descarte, a Associação Estrelense de Proteção dos Animais (AEPA) estará na praça Menna Barreto. Será a oportunidade de adotar um pet.

Pingos D’água

O inverno no hemisfério sul começa nesta quarta-feira e vai até 23 de setembro.

Na quinta-feira circula o caderno Viver Cidades. Qualidade da água e projetos ambientais estão na pauta.

Acompanhe
nossas
redes sociais