CIC Vale do Taquari

Opinião

Ardêmio Heineck

Ardêmio Heineck

Empresário e consultor

Assuntos e temas do cotidiano

CIC Vale do Taquari

Por

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari – CIC Vale do Taquari – é a entidade representativa que congrega 20 instituições empresariais singulares, as quais somam quatro mil empresas associadas, na sua grande maioria de pequeno e médio porte. No próximo dia 23 de junho, a CIC completa 18 anos de existência. Por isto, como seu presidente fundador, que dispõe deste espaço precioso no Jornal A Hora, eu não poderia deixar de falar sobre esta entidade que é um dos grandes valores regionais.

A CIC surgiu da iniciativa conjunta da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Lajeado (Acil) e da Univates, em 2004. Na época, a gestão da Acil sistematizou sua atuação em prol do desenvolvimento do Vale do Taquari, com a criação da vice-presidência de Integração Regional, cargo para o qual fui convidado.

Com a Univates, formou parceria laboriosa que, com o apoio das associações empresariais municipais existentes, lideradas pela Acie/Estrela (hoje Cacis), CIC Teutônia, ACI-E/Encantado e Acisam/Arroio do Meio, conseguiu, já em 2005, fundar a CIC Vale do Taquari. Esta pôde atuar de imediato, apoiada pelos corpos funcionais da Acil e Univates.
Baseada numa atuação plural e no debate com as entidades associadas, somado à parceria sólida com outras instituições regionais, principalmente Codevat e Amvat, logo no início a CIC Vale do Taquari já tinha claramente definidas as suas prioridades e ações.

Poder falar das atividades da CIC-VT, agora em 2023 chega a primeira das grandes realizações desta entidade: depois de 18 anos, continua forte, viva, atuante, importante e protagonista, sob a batuta do seu atual presidente, Ivandro Carlos Rosa, de Teutônia, e agora filiada à Federasul.

Criada para ser porta-voz das entidades empresariais locais, sempre que necessária uma voz classista mais forte, e para ser parceira das demais entidades regionais do Vale do Taquari, a CIC-VT tem realizações importantes em diversas áreas, como logística, energia elétrica, turismo, capacitação, capacitação, organização, desenvolvimento e representação regionais, dentre outras.

A grande sustentação da CIC-VT será ela continuar sendo importante e necessária em prol do desenvolvimento econômico e do bem-estar social, bem como do fortalecimento das entidades empresariais municipais. Neste sentido, é fundamental as empresas entenderem que é importante se associarem a alguma ACI, CIC ou CDL. É por meio destas entidades que serão fortes e terão representatividade. Sozinhas sempre serão presas fáceis de políticas públicas equivocadas e de casuísmos.

Acompanhe
nossas
redes sociais