Últimos dias da Suinofest projetam mais de 3 mil visitantes ao Salão Gastronômico

FESTA EM ENCANTADO

Últimos dias da Suinofest projetam mais de 3 mil visitantes ao Salão Gastronômico

Evento em Encantado une gastronomia típica e a força da economia regional

Por

Atualizado sábado,
17 de Junho de 2023 às 22:25

Últimos dias da Suinofest projetam mais de 3 mil visitantes ao Salão Gastronômico
Salão Gastronômico recebeu 3,7 mil pessoas no segundo final de semana. Programação encerra domingo (Divulgação)
Encantado

Neste fim de semana se encerram as programações da Suinofest, festival gastronômico em Encantado. Os dois primeiros finais de semana juntaram mais de 20 mil pessoas pela feira no parque João Batista Marchese. O Festival de Compras também tem movimentado o público com a participação de mais de 150 expositores, que aproveitam para divulgar e comercializar seus produtos, além de estreitar o contato com as pessoas.

“Pretendemos encerrar essa edição com toda a comunidade de Encantado e região”, enfatiza a executiva da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-E), Bernardete Rissi. Segundo ela, cerca de 2,5 mil ingressos já foram comercializados para os últimos dias de programação. A expectativa é vender mais 400 entradas. “As projeções foram superadas e esperamos continuar com grande público”, aponta.

Bernardete relembra que em 1995, o prefeito Adroaldo Conzatti mobilizou os restaurantes do município a servirem carne suína, o que por consequência criou o festival conhecido como Suinofest. “Esse movimento atrelou a imagem de Encantado ao consumo da carne de porco. Hoje faz parte da identidade da cidade”, ressalta.

O turismólogo Ademir Cunha detalha que tal característica, aliada ao setor turístico em constante crescimento no município, estão diretamente ligados ao giro econômico proporcionado pelo festival. “É bem perceptível como a gastronomia em Encantado é geradora de muitos empregos, diretos e indiretos”, complementa.

Muitos visitantes de outros estados e regiões fizeram parte do público presente nos dois primeiros finais de semana. “É muito gratificante quando recebemos turistas que já participaram de outras edições e agora retornam com mais gente interessada em conhecer o evento. Muitos deles aproveitaram e fizeram um circuito turístico pelo Vale do Taquari”, afirma Bernardete. Um levantamento detalhado com o número de público, consumo, vendas e negócios será contabilizado após o término das programações.


 

Acompanhe
nossas
redes sociais