Registro de Imóveis de Estrela troca responsável após um ano

CARTÓRIO

Registro de Imóveis de Estrela troca responsável após um ano

Unidade terá interino até que seja nomeado um registrador. Titular do cartório de Teutônia retoma serviço a partir desta sexta-feira

Por

Registro de Imóveis de Estrela troca responsável após um ano
Cartório ficou fechado entre terça e quinta, e tem reabertura marcada para esta sexta-feira (Foto: Arquivo NG)
Estrela

O Cartório de Registro de Imóveis que atende aos municípios de Estrela e Colinas tem um novo responsável. Com a saída do interventor Éverton José Helfer de Borba, assume de forma interina Paulo Ricardo de Ávila, titular do serviço em Teutônia. O último dia de atividades com a intervenção foi nessa terça-feira, 13, e o local ficou fechado até quinta, 15.

A portaria foi assinada pela diretora do Foro da Comarca de Estrela, juíza Caren Letícia Castro Pereira. Entre as justificativas citadas, a decisão considera “os princípios da supremacia do interesse público, da eficiência, da economia, da continuidade do serviço público e da segurança jurídica”. O interventor precisou providenciar a transferência de itens como livros, documentos, computadores, entre outros, para o interino.

O critério de escolha, conforme o embasamento da portaria, foi por não haver um substituto imediato. Desta forma, Ávila foi indicado por ser representante do serviço de registro de imóveis em município próximo – no caso, Teutônia.

Nos três dias de fechamento do cartório, os prazos de processos foram suspensos, com a retomada dos trabalhos nesta sexta-feira, 16. O documento autoriza a contratação dos colaboradores que atuam na unidade. Os atendimentos se mantém no mesmo endereço, na rua Tiradentes, 346, onde funciona há um ano, desde o início da intervenção.

Com a saída do interventor, deverá ser nomeado como responsável definitivo o primeiro aprovado em concurso para registrador, situação sem prazo estabelecido para ocorrer. A reportagem fez contato com o Foro da Comarca, mas não obteve respostas aos questionamentos até o fim desta edição.

Afastamento do antigo titular

Em paralelo à mudança no cartório, o processo administrativo contra o antigo registrador, Miguel Oliveira Figueiró, segue em tramitação. De acordo com o advogado Henrique Roenick, que representa o ex-titular, o pedido de perda da delegação segue em análise no Conselho da Magistratura (Comag) do TJRS.

Na próxima quinta-feira, 22, ocorre a sequência do julgamento do mandado de segurança sobre o impedimento da juíza Caren, que presidiu o processo administrativo disciplinar (PAD). Na última etapa do julgamento, a desembargadora Matilde Chabar Maia pediu prazo para examinar o processo de forma mais detalhada.

Acompanhe
nossas
redes sociais