Plano municipal define ações e metas para o setor da cultura

Atividades culturais

Plano municipal define ações e metas para o setor da cultura

Proposta tornou-se lei municipal após aprovação na câmara de vereadores. Documento define as políticas públicas para a cultura nos próximos 10 anos

Por

Plano municipal define ações e metas para o setor da cultura
Elaboração foi de responsabilidade do Conselho Municipal de Cultura com o apoio das entidades (Foto: Daiane Lais Kalsing)
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com o objetivo de contemplar as mais diversas atividades culturais presentes no município, o Departamento Municipal de Cultura concluiu a elaboração, em conjunto com entidades representativas do setor, do Plano Municipal de Cultura. O documento também organiza e normatiza a execução de políticas públicas nos próximos dez anos.

O projeto de lei que institui o plano foi aprovado na câmara de vereadores em sessão extraordinária. Antes de se tornar lei municipal, o plano cumpriu etapas burocráticas como a criação de um Conselho Municipal e a apresentação pública em uma conferência realizada no início da semana, dia 13.

O próximo passo do departamento de Cultura é entregar as exigências e cumprir os regramentos da Secretaria Estadual da Cultura. De acordo com o coordenador do setor, o professor Paulo Roberto Haas, entidades e a comunidade geral auxiliaram na montagem do documento, que contém mais de 70 páginas.
Segundo ele, a intenção é que um plano formalizado determine as ações, projetos e políticas públicas para fomentar o setor no município e dessa forma garantir mais qualidade de vida entre a população.

O documento reúne um panorama cultural e diagnósticos de atividades desenvolvidas no município por todas as entidades. Com o detalhamento de eventos, características e informações , como por exemplo atividades campeiras, tradicionalistas, eventos ligados à cultura alemã, atividades esportivas e turísticas.

Trabalho conjunto

A montagem do arquivo e documentação perdurou por semanas. Por se tratar de um documento e diretrizes num prazo, o Conselho Municipal de Cultura e convidados embasaram as propostas com base nas entidades e orientações da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac/RS).


Entidades Envolvidas

– Círculo de Amigos de Boppard;

– Núcleo Municipal de Cultura;

A entidade engloba outros 12 grupos, entre eles O Comam, Coral Concórdia, Grupo Frohsinn, Coral Concórdia de Palmas, Associação Cultural e Musical, Vozes da Forqueta, Helmuth Kuhn, Vocal Nova Livre, CTG Querência, Associação de Artesanato, Coral Misto Palmas Sul e Grupo Chama.

Acompanhe
nossas
redes sociais