Centro Administrativo  de Lajeado será ampliado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Centro Administrativo de Lajeado será ampliado

Por

Atualizado quinta-feira,
15 de Junho de 2023 às 07:16

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

 

Além de uma ampla reforma interna em toda a prefeitura, o governo de Lajeado quer incorporar ao patrimônio público o prédio comercial localizado ao lado da sede do Executivo. O imóvel localizado na Rua Júlio May não está ocupado e a projeção, após concretizada a negociação, é demolir a estrutura. Ainda não há definição concreta sobre o que será feito no local. Mas a perspectiva inicial é utilizar o espaço para ampliação do estacionamento para uso dos servidores e, principalmente, para uso dos contribuintes que se dirigem até a sede do Poder Executivo. Por ora, o valor da propriedade foi considerado alto pela administração municipal. E a tendência é baixar.


PL para reduzir cargos segue em “banho-maria”

O projeto de lei (PL) e a emenda que preveem a extinção de 14 cargos efetivos e comissionados do Legislativo – como forma de compensar a criação dos cargos de Tesoureiro e Auxiliar Administrativo, necessários à autonomia administrativa do parlamento – foram novamente protelados na câmara de Lajeado. Já é o quarto pedido de vistas. Os três primeiros partiram dos emedebistas Ana da Apama, Marcos Schefer e Vavá. Desta vez, a solicitação para “trancar” a proposta da Mesa Diretora (que possui uma emenda assinada por Paula Thomas e Alex Schmitt) partiu do vereador Sérgio Kniphoff (PT).

A matéria foi criada no dia 11 de abril. Ou seja, já está disponível para análise dos parlamentares há mais de 60 dias. A justificativa, agora, é a provável apresentação de uma nova emenda por parte da oposição. Por fim, é importante salientar que todos os 14 cargos estão desocupados. Ou seja, não farão falta alguma ao contribuinte que paga a conta.


Atualização do Código de Obras

Ex-secretário de Planejamento (Seplan) de Lajeado e atual Head do Hub de Inovação Vibee Unimed, Rafael Zanatta foi convidado pelo prefeito Marcelo Caumo para atuar, em harmonia com os horários do profissional, na atualização e remodelação do Código de Obras do município. O texto original foi criado no início da década de 90, e o objetivo do poder público é desburocratizar as exigências feitas aos construtores e contribuintes. Zanatta, que trabalhou diretamente na construção do novo Plano Diretor durante sua passagem pela Seplan, aceitou o desafio.


Bolsonaro no RS

O ex-presidente Jair Bolsonaro participa de evento do Partido Liberal (PL) do Rio Grande do Sul na sexta-feira, dia 23. O encontro com correligionários ocorre a partir das 10h, no Teatro Dante Barone, na sede da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Após, ocorre almoço na Churrascaria Cultura Gaúcha (antigo Galpão Crioulo). E o ingresso com almoço custa R$ 140.


Movimentos no PSDB de Lajeado

Após perder o Secretário de Meio Ambiente de Lajeado, Luís Benoitt, que se filiou ao PL, o PSDB lajeadense se movimenta para chegar fortalecido ao pleito municipal do próximo ano. Nesta quinta-feira, por exemplo, a sigla projeta um encontro nas dependências do Quiero Café. No evento, ao menos três novos correligionários devem ser confirmados pela direção tucana: os advogados João Antônio Peixoto (ex-delegado), Andrea Haetinger e João Lucas Catto. Um outro movimento ocorrerá em agosto, na convenção municipal. De acordo com informações de bastidores, o partido voltará a ser comandado pelo Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel.


TIRO CURTO

• O governo de Lajeado lançou edital para contratar a empresa responsável pelo alargamento da Av. Pedro Theobaldo Breitenbach, em Conventos. A sessão pública ocorre no dia três de julho.
• A Câmara de Lajeado iniciou na terça-feira a Campanha do Agasalho 2023. O objetivo é arrecadar roupas, cobertores, meias, luvas e mantas em bom estado de conservação. As doações podem ser entregues nos postos de arrecadação, junto à Sala da Presidência e no hall de entrada do Legislativo. É um movimento importante. E o ideal é não vincular a causa a um ou dois vereadores.
• O número de pré-candidatos a prefeito não para de aumentar em Bom Retiro do Sul. Ontem, divulguei sobre a vontade do Chefe de Gabinete, Leonardo Martins (MDB), e do Secretário de Saúde, Rodrigo Rodrigues (PL). E a informação despertou a vontade em outros agentes públicos. Entre eles, o atual vice-prefeito, Eder Eduardo Ciceri (Republicanos)
• Ainda sobre a luta pela prefeitura de Bom Retiro do Sul, o PSB analisa cinco nomes. São eles o ex-prefeito, Celso Pazuch, Danielle Guimarães, além dos vereadores Fábio Porto Martins, João Batista Ferreira e João Pedro Pazuch.
• Em Teutônia, a vereadora Neide Schwarz (PDT) se emocionou durante a fala no plenário da câmara, na terça-feira. Ela rebateu as críticas de membros da base governista sobre a polêmica votação (e rejeição) do financiamento de R$ 15 milhões. Segundo ela, a sua ausência na derradeira sessão foi, sim, motivada por uma virose.
• Sobre a vereadora do PDT, a impressão é de que os experientes vereadores de situação, e também os experientes agentes do alto escalão do Executivo, não querem admitir o próprio erro. Afinal, e sem quórum suficiente para a vitória, bastava um pedido de vistas. Entretanto, eles desconheciam a regra que exigia maioria absoluta. E, por fim, levaram um maquiavélico “drible” da oposição.
• Também em Teutônia, o vereador Evandro Biondo (MDB) solicita estudos para dois semáforos. Um no cruzamento das ruas Santos Dumont e Major Bandeira, no bairro Languiru, e outro no cruzamento das ruas Santos Dumont e Fernando Ferrari.
• Por fim, dois vereadores teutonienses anunciam viagens para Brasília entre os dias 19 e 22 de junho. Além de Jorge Hagemann (PDT), também participa da viagem o vereador Claudiomir de Souza (União Brasil), que foi alvo de denúncia sobre suposta fraude na prestação de contas das diárias. A denúncia partiu do colega de plenário, Diego Tenn Pass (PDT), em dezembro de 2021. E o Ministério Público arquivou o processo em novembro de 2022.
– Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela (Sedis), Carine Schwingel (União Brasil) não descarta pedir exoneração. Ela está incomodada com algumas decisões internas do Executivo. Paralelo a isso, ela é cotada para ser candidata a vice e, até mesmo, a prefeita.
– Na manhã de ontem, a região voltou a sentir falta de uma “ligação extra” entre Lajeado e Estrela. Bastou um acidente na BR-386 (sobre a ponte do Rio Taquari) para literalmente travar a mobilidade entre os municípios, causando impactos na rodovia federal e também em vias urbanas e rurais. Mas amanhã o povo já esquece e os agentes políticos responsáveis voltam a respirar com calma.

Acompanhe
nossas
redes sociais