Festa da Bergamota chega  à 45ª edição no domingo

MARQUES DE SOUZA

Festa da Bergamota chega à 45ª edição no domingo

Tradicional evento em Bela Vista do Fão exalta a fruta típica e culinária italiana

Por

Festa da Bergamota chega  à 45ª edição no domingo
Concurso gastronômico escolherá os melhores bolos, pudins, cucas e rocamboles (Foto: Divulgação)
Marques de Souza
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma das festas mais tradicionais está de volta. A Comunidade Católica Nossa Senhora de Lurdes e Grêmio Esportivo Guarani, do Distrito de Bela Vista do Fão organizam para o dia 18 de junho a 45ª Festa da Bergamota.

Conforme um dos organizadores, Marcelo Brunetto, o evento exalta a fruta típica da localidade e a culinária italiana. Criada há 52 anos pelo professor Nilo ngelo Bagatini, a programação, ao longo dos anos, se consolida como um das mais tradicionais do interior do Vale do Taquari, trazendo público de todo Rio Grande do Sul e até de outros estados, transformando-se em um momento de nostalgia e muitos reencontros.

A organização iniciou em maio com o envolvimento de voluntários na divulgação, decoração, infraestrutura e atendimento aos visitantes. “A última edição foi realizada em 2019. Estamos muito confiantes em receber um público. O grande destaque será a comida típica e sobremesas à base da fruta e os pratos da culinária italiana.”

Entre as atrações está o concurso para escolha dos melhores conjuntos de bergamotas das variedades Comum, Ponkan, Céu, Dance, Montenegrina e Murcote.
Na avaliação dos jurados é considerada a estética, simetria e padronização do cabo. Os participantes doam as bergamotas para o público que comparecer ao evento levar para casa. As melhores classificadas serão comercializadas.

O concurso gastronômico escolherá os melhores bolos, pudins, cucas e rocamboles. Outro atrativo é o almoço típico. No cardápio: almoço estilo buffet com carnes de rês, porco, frango, polenta brustolada com queijo, aipim, arroz, massa com molho, pão e cuca e saladas diversas. O valor do cartão é de R$ 50 e pode ser adquirido com os organizadores até às 11h da manhã.

Na parte da tarde será feita a revelação do concurso de bonecas da festa. Concorrem ao título: Aurora Giovanella , Sofia Beatriz Fischborn. Em seguida inicia o baile com a banda Danúbio Azul com ingresso gratuito.

Tradição

Laidi Brunetto é uma das organizadoras e fala da importância de retomar a festividade, considerada uma das maiores do município. “É um dia de reencontros. Precisamos manter vivas estas festividades que ajudam a divulgar a comunidade e resgatar e preservar a gastronomia, nossa a base da bergamota e comida italiana.”

Em anos passados ela sempre participava do concurso, tanto da exposição de fruta, como dos derivados, sendo até premiada em algumas ocasiões. Este ano, apesar da safra comprometida pela estiagem, destaca o sabor a doçura das bergamotas. “Estão muito boas. Convidamos todos a experimentar e prestigiar nossa festa.”

Saiba mais

O distrito de Bela Vista do Fão é habitado por aproximadamente 300 famílias (305 eleitores aptos em 2020), com predominância da cultura italiana. Na sede do distrito destacamos o Centro Administrativo (que abrange o Parque de Máquinas, Posto de Saúde, Posto dos Correios), Cartório de Registros, Colégio Estadual de Ensino Fundamental (frequentado por mais de 30 estudantes) e o Ginásio Municipal “Grêmio Esportivo Guarani”.
Economicamente a localidade se destaca pela indústria cerâmica (produção de tijolos) serrarias, avicultura, suinocultura e fumicultura. O distrito ainda possui mercado, pousada e posto de combustíveis.

Acompanhe
nossas
redes sociais