Batendo na mesma tecla

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Batendo na mesma tecla

Por

O tema lixo – separação, descarte, coleta e reciclagem – é uma pauta permanente. E é importante que assim seja. Na sexta-feira, o presidente da Cooperativa de Recicladores do Vale do Taquari, Diogo Couto, e a bióloga coordenadora do Jardim Botânico de Lajeado, Edith Ester Zago de Melo, participaram do quadro meio ambiente no programa Vale em Pauta da Rádio A Hora 102.9. Conforme os relatos, boa parte dos cidadãos lajeadenses não separa os resíduos e não observa o dia da coleta seletiva.

Os resíduos misturados reduzem muito o volume a ser reciclado. Vale lembrar que toda a separação no aterro sanitário é feita de forma manual pelos cooperados da Coorevat. Embora usem os equipamentos de proteção individual, estão expostos ao mau cheiro e ao manuseio de todo o tipo de lixo. A cada dia chegam, em média, 57 toneladas de resíduos sólidos ao aterro sanitário. Desde total, entre 3% e 5% são reciclados. Se as pessoas fizessem a separação e descarte corretos, 75% poderia ser reaproveitado e apenas 25% seria o rejeito.

Por falar em resíduos…

Arroio do Meio lançou o projeto Resíduos pela Vida. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância e necessidade do descarte correto. O ponto de coleta está instalado em frente à secretaria de Educação e recebe plástico e papelão. O valor arrecadado com a venda dos recicláveis será destinado à Liga Feminina de Combate ao Câncer.

De olho no óleo

A campanha “De olho no óleo: uma receita sustentável”, fez a entrega dos primeiros selos Estabelecimento Verde. Criada pela administração municipal de Venâncio Aires, reconhece as empresas que repassam o óleo saturado para escolas municipais. As instituições, que também recebem óleo de cozinha, viabilizam a reciclagem e recebem recursos para investir nas escolas.

Pomar urbano

Mais de 50 mudas de árvores frutíferas foram plantadas no bairro São Bento, em uma área verde na rua Décio Martins de Azevedo. A iniciativa Pomares Urbanos faz parte do Programa Mais Verde da administração municipal de Lajeado. Em um futuro não muito distante, os moradores poderão colher bergamotas, goiabas e uvaias.

Investir para colher

O Centro Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola (Cemef), de Teutônia, foi uma das instituições de ensino ganhadoras do prêmio Viver Cidades. Por meio de votação, com participação dos alunos, ficou decidido investir o prêmio de R$ 1 mil em ferramentas, utensílios e mudas para melhorar ainda mais a horta, o jardim e o pomar. A instituição foi selecionada com o projeto Cemef sustentável: cuidando e preservando vamos escrever um novo futuro.

Foto: Aldo Lopes

Pelos animais

A ong Os Salvadores, de Taquari, divulgou a agenda de castrações para julho. Os atendimentos serão nos sábados de julho, dias 1º. 8, 15, 22 e 29. Outras informações acesse o site www.salvadores.com.br ou entre em contato pelo e-mail salvadoresdeanimais@gmail.com

Acompanhe
nossas
redes sociais