Pesquisa identifica rua Tiradentes como a mais arborizada

LAJEADO

Pesquisa identifica rua Tiradentes como a mais arborizada

Inventário de Arborização Urbana (IAU) iniciou com a apuração de dados no bairro Centro. Foram identificadas mais de 2 mil plantas, entre árvores e arbustos

Por

Pesquisa identifica rua Tiradentes como a mais arborizada
A rua Tiradentes conta com uma árvore a cada 6,5 metros. Ela é considerada a mais arborizada em relação à extensão
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Inventário de Arborização Urbana (IAU) de Lajeado, produzido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), iniciou com o mapeamento do bairro Centro. Na pesquisa, foram encontradas 2.249 plantas entre árvores, arbustos, mudas e palmeiras.

Em entrevista ao programa “Frente e Verso”, da Rádio A Hora 102.9, o biólogo André Bruxel, o secretário do Meio Ambiente, Luís Benoit, e a engenheira florestal Sabrina Wolf falaram sobre o projeto e trouxeram dados da pesquisa.

Segundo a apuração, a rua Tiradentes foi identificada como a mais arborizada. Os dados avaliam o maior número de árvores em relação à extensão da localidade. A rua conta com uma árvore a cada 6,5 metros. A avenida Benjamin Constant apresenta o maior número das vegetações analisadas, 161, sendo 110 árvores.
Bruxel explica que o levantamento surgiu a partir de uma legislação de 2010. “Realizamos o IAU para conhecer o que há de vegetação no município. Decidimos iniciar pelo Centro por ser o local que mais afeta e tem atenção da sociedade”, pontua.

De acordo com o Benoit, o Centro é o bairro que gera mais questionamentos.”Queremos nos comunicar melhor com a comunidade”, acrescenta. O secretário também comenta que, com os dados, foi possível elaborar um plano de ação dos ajustes, supressões e podas a serem feitas.

Como saber
o que plantar

Engenheira ambiental da Sema, Sabrina destaca que as árvores recomendadas para o plantio na área são de pequeno porte, como pitangueiras, escova de garrafa e murta de cheiro.

“Para o plantio, é necessário analisar o espaço disponível e priorizar árvores que não interfiram na fiação elétrica e na passagem de pedestres nas calçadas”, explica.

A engenheira ambiental ressalta, ainda, a importância das árvores nas áreas urbanas. “Entre as principais vantagens, está a purificação do ar, liberação de oxigênio, filtração de partículas, além de valorizar o ambiente”, finaliza.

Acompanhe
nossas
redes sociais