Otimismo dos expositores  e novidades marcam o  segundo fim de semana

FESTA GASTRONÔMICA

Otimismo dos expositores e novidades marcam o segundo fim de semana

Suinofest retorna neste sábado, 10, com expectativa de aumentar o número de visitantes

Por

Otimismo dos expositores  e novidades marcam o  segundo fim de semana
Mais de 10 mil pessoas passaram pelo Parque João Batista Marchese no primeiro fim de semana (Foto: Divulgação)
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Neste sábado e domingo, 10 e 11, as programações da Suinofest continuam no Parque João Batista Marchese. A expectativa de público é ainda maior. No último fim de semana, o local foi palco da abertura da maior festa gastronômica de carne suína do estado. O evento reuniu uma combinação de cultura, sabores, oportunidades de negócios e entretenimento. Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes. O Salão Gastronômico reuniu um público de 2.780 indivíduos, e, até o fim do evento, espera-se que 13 mil pessoas degustem os mais de 50 pratos oferecidos no cardápio.

A Feira da Agroindústria Familiar e do Artesanato também estão entre as atrações da festa. Com uma variedade de expositores à disposição dos visitantes, uma série de possibilidades se apresenta àqueles que decidirem colocar a Suinofest no seu roteiro de fim de semana.
Agroindústria Familiar

Com 19 agroindústrias presentes em um espaço especialmente dedicado aos empreendimentos do Vale do Taquari, a feira apresenta doces, sucos, mel, embutidos, geleias, frutas cristalizadas, facas, biscoitos, queijos e massas. A professora e coordenadora do Arranjo Produtivo Local (APL), Eliane Kolchinski, aponta que tão importante quanto a comercialização dos produtos é a visibilidade e a possibilidade de negócios que a Suinofest proporciona. “Recebemos turistas de outros estados e abrangemos um novo público. O primeiro fim de semana superou nossas expectativas e as agroindústrias tiveram uma excelente comercialização. A projeção para o restante da feira é bastante positiva, pois normalmente aumenta o número de pessoas e, por consequência, as vendas e negócios também”, destaca.

A Feira da Agricultura Familiar é coordenada pela APL – Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, Emater/RS-ASCAR Encantado e Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura.

Pães direto do forno

Clubes de Mães de Encantado comercializaram 500 pães no primeiro final de semana (Foto: Matheus Laste)

A produção de pães em fornos de barro é uma das formas de manter a tradição dos antepassados. Eles são produzidos e assados durante o evento pelos Clubes de Mães de Encantado com a farinha doada pela Nordeste Alimentos. Segundo a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Renata Bigliardi, 500 pães foram comercializados na semana passada e o mesmo montante é previsto para este fim de semana. “O espaço já é uma tradição da Suinofest. Os Clubes adoram participar do evento, é um dia de muito trabalho, mas também uma oportunidade de resgatar o pão feito na palha de milho”, ressalta. Este ano, os clubes participantes representam as comunidades de Santo Agostinho, Lajeadinho, Linha Argola, Linha Garibaldi e Linha Jacaré.

Polenta

Ingressos para o sábado à noite estão esgotados no Salão Gastronômico (Foto: Divulgação)

No bairro Jacarezinho, os grandes panelões para a polenta são preparados pelos voluntários do coral da comunidade São Carlos. Um dos coordenadores da equipe de gastronomia, Jaderson Agostini, revela que a polenta foi preparada na quinta-feira de Corpus Christi, 8. “Utilizamos 110 quilos de farinha, que equivalem a 650 quilos de polenta. A projeção para esse fim de semana é de qautro mil pessoas. Na noite de sábado estará lotado, praticamente todos ingressos já foram vendidos. No domingo, a expectativa é de 800 a mil pessoas no Salão Gastronômico”, aponta. Agostini reforça que os anos de experiência de todos que trabalham na Suinofest proporcionam, até o momento, uma feira quase sem erros ou problemas. “Os dois dias de abertura foram excelentes. Muito organizado e dentro do planejado”, enfatiza.

Passeio de balão é uma das novidades

O público que for ao Parque João Batista Marchese no domingo, 11, poderá desfrutar de mais um atrativo. Em parceria com a agência RS Turismo, a organização disponibilizará passeios de balão com voos cativos, ou seja, o balão sobe, permanece três minutos no alto e desce. Ele não sai do Parque. A programação inicia às 15h e só ocorre caso não chova. O valor é R$ 50,00 por pessoa. Os tickets podem ser adquiridos com antecedência pelo fone/whats 51.98019.3842 ou na hora. O balão será inflado na pista de rodeios, com acesso pela lateral do Restaurante Zanatta. O passeio proporcionará a experiência de contemplar a Feira, o Cristo Protetor e a cidade de Encantado.

Festival de compras reúne cerca de 150 expositores de diferentes segmentos com valorização às marcas locais (Foto: Divulgação)

Acompanhe
nossas
redes sociais