Alunos de Direito da Univates participam de projeto no Presídio de Lajeado

EDUCAÇÃO

Alunos de Direito da Univates participam de projeto no Presídio de Lajeado

Estudantes integram programa de Cultura Restaurativa na Prisão. Intenção é desativar o instinto de revolta do presidiário

Por

Alunos de Direito da Univates participam de projeto no Presídio de Lajeado
Ação do projeto Cultura Restaurativa na Prisão, no Presídio Estadual Feminino (Foto: Divulgação)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Alunos do terceiro semestre do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari – Univates participam do projeto Cultura Restaurativa, com atividades no Presídio Estadual de Lajeado. A iniciativa é do CO Essência, executada pelo seu facilitador, Samuel Johann; e Ministério Público.

O objetivo do programa com os apenados é fazer com que eles pensem sobre os crimes cometidos e assumam as responsabilidades para suas próprias vidas, as das vítimas e a dos familiares. Os estudantes estão matriculados no componente curricular Solução Consensual de Conflitos e Psicologia Jurídica, ministrado pela professora Alice Iorra.

As ações ocorrem por meio de um ciclo de construção da paz, em que os apenados se reúnem com profissionais dos órgãos de justiça, representantes das entidades parceiras e estudantes matriculados na disciplina.

Assim, cria-se um espaço psicologicamente seguro, que tem como intenção desativar o instinto de revolta do presidiário, oferecer suporte aos servidores de serviço do presídio, e criar espaços de diálogos, trocas de experiências e capacitações e aproximar a sociedade ao problema.

Acompanhe
nossas
redes sociais