Estudante do Colégio Teutônia desenvolve projeto que atende indústria de laticínios

MERCADO DE TRABALHO

Estudante do Colégio Teutônia desenvolve projeto que atende indústria de laticínios

Equipamento construído a partir de Trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Eletromecânica será instalado em planta fabril de Estrela

Por

Estudante do Colégio Teutônia desenvolve projeto que atende indústria de laticínios
Teutônia

Quando o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sai do papel e vai para a prática, a aprendizagem alcança um de seus objetivos e impacta positivamente o mercado de trabalho. Assim é o sistema raspador de teto para câmara de secagem de produtos lácteos, desenvolvido pelo estudante do curso Técnico em Eletromecânica do Colégio Teutônia, Robson Alessandro Kord, de 29 anos.

Atento à segurança das pessoas e equipamentos, além de agilizar o processo produtivo, o estudo deu origem a equipamento que será instalado em empresa de laticínios do Vale do Taquari, onde ele trabalha como mecânico industrial. “A limpeza da câmara de secagem no processo de fabricação de produtos lácteos, quando não é feita adequadamente, pode ocasionar sérios acidentes de trabalho. Com esse sistema eu busco oferecer um ambiente mais seguro, saudável e produtivo, relevantes no processo industrial”, explica.

Benefícios

O TCC contou com a orientação do professor do CT, Paulo José Schneider, que é engenheiro mecânico. Para ele, o projeto pode auxiliar no crescimento profissional do estudante, para a melhoria das condições de trabalho das pessoas da operação e, inclusive, melhorar os indicadores de produção da empresa. “Dentre os resultados alcançados, podemos destacar significativa diminuição do tempo para a limpeza da câmara, eliminação de risco para o colaborador da empresa que realiza a operação de forma manual, baixo custo do dispositivo e a possibilidade de replicar o projeto para as demais unidades da indústria”, ressalta o professor.

Mercado de trabalho

O coordenador dos cursos de Administração, Eletrotécnica e Eletromecânica do CT, Mauro Régis de Oliveira, destaca as oportunidades do mercado de trabalho para profissionais egressos da formação técnica. “Eles têm por perfil atuar com a capacidade de saber fazer, muito valorizada pelo mercado, pois reúne competências teóricas e práticas para a aplicação nas atividades laborais.”

Nesse processo de aprendizagem, o projeto de pesquisa e o período de estágio qualificam a formação dos estudantes. “Oportunizam o ambiente para a realização da atividade prática, momento de conhecer ainda mais o mercado de trabalho e ampliar conhecimentos. Sempre buscamos que, além de conhecimento e técnica, os estudantes da Educação Profissional do Colégio Teutônia tenham atitudes inovadoras para o seu ambiente de trabalho. E isso fica caracterizado na atividade desenvolvida pelo Robson”, parabeniza Oliveira, estendendo os cumprimentos ao professor orientador.

Atualmente o CT oferece quatro cursos na Educação Profissional: Técnico em Agropecuária, Técnico em Administração, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Eletromecânica. Em 2023 são 280 estudantes, dos quais 65 realizando estágio profissional e TCC.

Acompanhe
nossas
redes sociais