Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, o presidente da Fundef, Ito Lanius, presidente do Conselho Superior da entidade Luiz Khel e a gerente administrativa, Dorli Diehl, destacaram o poder da força comunitária na construção do novo ambulatório. As obras iniciaram no dia 29 de maio.
O custo da obra é estimado em R$ 5,624 milhões, com repasse de aproximadamente 70% do valor pelo governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Saúde. O restante será aportado pelo governo de Lajeado.
“Foi a partir da participação do Hospital Bruno Born, da Univates, da prefeitura, todos juntos, é que se abriu oportunidade de conseguir o novo ambulatório. É fruto da união de forças”, força Lanius. Ele afirma que ainda não há data para o lançamento oficial do novo espaço, que o governo Eduardo Leite deverá participar da solenidade.
Leia mais: Novo ambulatório da Fundef deve ficar pronto em um ano
Conforme Dorli, a Fundef recebe cerca de 100 pacientes novos por ano, oriundo de todo estado. Nos cuidados com a fissura palatina, a fundação tem 3,4 mil cadastros, com cerca de 30 cirurgias por mês. Nos tratamentos auditivos, são 9 mil pacientes cadastrados, sendo 40 novos pacientes por mês. A Fundef é referência na 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) do RS, 13ª CRS e 8ªCRS.

Projeto da Fundef, que deve ficar pronto em um ano