Cristãos celebram os símbolos a Eucaristia pelas ruas do Vale

Fé e Devoção

Cristãos celebram os símbolos a Eucaristia pelas ruas do Vale

Para marcar o Corpus Christi, nesta quinta-feira, fiéis confeccionam tapetes e preparam solenidades especiais pelas paróquias da região

Por

Atualizado quinta-feira,
08 de Junho de 2023 às 07:52

Cristãos celebram os símbolos a Eucaristia pelas ruas do Vale
Na Paróquia São Cristóvão, mais de 150 pessoas ajudam na confecção dos tapes dentro e fora da igreja (Foto: Bibiana Faleiro)
Vale do Taquari

Mais de 150 voluntários chegam à Igreja Matriz São Cristóvão na madrugada desta quinta-feira, 8, para celebrar Corpus Christi e iniciar a confecção dos tradicionais tapetes. Com símbolos como cálices, uvas, pão e trigo, a data marca a Eucaristia e tem programação especial pelo Vale.

No bairro São Cristóvão, em Lajeado, Diego e Taciana Capalonga, que também fazem parte da coordenação da paróquia, estão entre os voluntários que organizam a celebração. “Acordar de madrugada para fazer os tapetes é uma alegria. A turma aumenta a cada ano”, destaca Diego.

Serragens, papéis e folhagens picadas são alguns dos materiais utilizados por eles pelo caminho de tapetes feito tanto no interior quanto no exterior da igreja, por onde passa a procissão. Todas as comunidades da paróquia participam do preparo do trajeto, que soma cerca de 400 metros. A tradição remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriam as ruas com ramos para que Ele pudesse passar.
“É também um momento de companheirismo. Viemos aqui, tomamos um café juntos e ainda expressamos a nossa fé”, destaca Rosi Giovanella que, ao lado do marido, coordena a comunidade da Matriz.

Simbologia da data

Pároco da Igreja São Cristóvão, Padre Rogério Kunrath destaca o objetivo da data. “É para mostrar a nossa fé na presença real de Cristo. A cruz, o cálice, são símbolos que nos remetem justamente isso”.
Além disso, ressalta a solidariedade praticada em Corpus Christi, com a arrecadação de roupas e alimentos

“O louvor a Deus se renova e, ao mesmo tempo, se estende para o irmão. Porque as mesmas mãos que se unem para louvar a Deus, se estendem ao irmão”. O religioso ainda destaca que todas as comunidades da região procuraram celebrar a data de maneira festiva.

Festa para Cristo

Cerca de um mês antes do dia, os tapetes também começam a ser preparados pela comunidade da Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola, de Lajeado. Entre os grupos, está a catequese, coordenada por Luís Maurício de Araújo.

Serragem, tinta, materiais reciclados, tampinhas e bandejas de ovos são alguns dos materiais utilizados. Cada comunidade tem cerca de 40 metros de tapete no entorno da Praça da Matriz para produzir.
Araújo conta que, mesmo antes de assumir a coordenação do grupo, já participava da confecção dos tapetes, com o movimento da Renovação Carismática Apostólica. Naquele tempo, os desenhos iniciavam na beira do rio, até a paróquia. Os grupos se reuniam na madrugada para deixar tudo pronto para a missa, que era de manhã. Nesta quinta, a missa e procissão são às 15h.

Na região alta

Na Paróquia São Pedro, em Encantado, os responsáveis pelos tapetes são os integrantes do Cursilho. Na coordenação, está Margarete Rames e o marido, que auxiliam no preparo da igreja para a data há mais de 10 anos.

Além de organizar os materiais para confeccionar as artes, eles também têm como função incentivar a comunidade a participar. Este ano, os tapetes são montados no corredor interno da igreja, com materiais recicláveis e ajuda de cerca de 60 pessoas. Além disso, o caminho é feito com alimentos e roupas doados para famílias carentes do município.

Com os moldes já prontos, os símbolos são feitos na véspera de Corpus Christi. Para Margarete, este é um momento de se doar à Cristo e retribuir o sacrifício que fez aos cristãos. “Tudo o que é feito por doação tem um significado muito grande”, destaca. Nesta quinta-feira, após a missa às 9h, haverá uma procissão.

As programações de Corpus Christi também ocorrem em Taquari. Na Praça da Matriz, estão previstos 23 tapetes, com 4 metros quadrados cada, produzidos pelas escolas das redes municipal e estadual, movimentos da igreja católica, Lar São José, APAE e Igreja Santo Antônio. Haverá um tapete de agasalho.
Arroio do Meio, Teutônia, Santa Clara e outras cidades da região também celebram a data.

Programação das
missas pelo Vale

Paróquia São Francisco Xavier, Santa Clara: Missa às 8h30. Tapetes são confeccionados com alimentos e roupas que serão doadas a famílias da comunidade.

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, Lajeado: Missa às 9h. Tapetes são confeccionados em frente à igreja, onde ocorre a procissão. Grupos envolvidos: Grupo Jovem Onda, Apostolado da Oração, Pastoral da Caridade, Pastoral Familiar e Catequese.

Paróquia São Cristóvão, Lajeado: Missa às 8h, com procissão. Tapetes começam a ser colocados dentro e em frente à igreja.

Igreja Matriz São Pedro, Encantado: Missa às 9h, com procissão na Matriz. Missa às 15h na Comunidade de Santo Agostinho e às 15h na Comunidade São Carlos. Tapetes são feitos pelos grupos de Cursilho.

Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola, Lajeado: Missa às 15h. A confecção dos tapetes começa às 7h.

Paróquia Santo Antônio, Estrela: Missa às 9h.

Paróquia São José, Taquari: Missa às 10h. Tapetes são confeccionados em frente à igreja e ao redor da praça, onde é feita a bênção e procissão.

Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Teutônia: Confecção dos tapetes começa às 6h30. Missa e procissão na Matriz às 9h.

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Arroio do Meio: Missa e procissão às 8h30, na Matriz. Às 9h em Forqueta e às 15h em São Caetano.

Paróquia Sagrada Família, Bom Retiro do Sul: Missa às 10h.Os tapetes são confeccionados a partir das 8h.

Acompanhe
nossas
redes sociais