Tradicionalistas preparam o 33º Rodeio Artístico Regional

TRADIÇÃO VALORIZADA

Tradicionalistas preparam o 33º Rodeio Artístico Regional

Evento classificatório ao Enart atrai entidades de diversas áreas do RS e mobiliza CTG local

Por

Tradicionalistas preparam o 33º Rodeio Artístico Regional
Invernada Mirim do CTG Rincão das Coxilhas intensifica ensaios para evento do fim de semana (Foto: Alexandre Miorim)
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A cultura gaúcha ganha destaque em Teutônia no próximo fim de semana. O município será sede da 33ª edição do Rodeio Artístico Regional, evento que exalta as principais modalidades da arte nativa do RS. A programação ocorre nos dias 10 e 11 de junho, na Associação da Água e no CTG Rincão das Coxilhas.

O Rodeio Artístico é organizado pela 24ª Região Tradicionalista e conta com mais de mil participantes inscritos, de diversas regiões do estado. Estarão em disputa 18 modalidades artísticas, nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulto, Veterano e Xiru.

A cada ano, o evento ocorre em uma localidade diferente. Conforme a coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa Mayer, trata-se de uma das etapas classificatórias ao Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), programado para 24, 25 e 26 de novembro, em Santa Cruz do Sul.

Entre as atividades estão declamações, contação de causos, trovas e pajadas, além de canto individual e coletivo. Haverá disputas de chula, dança de salão e invernadas. Na parte instrumental, exibições com diversos tipos de gaitas, viola, violão, violino e outros.

De acordo com Luce Carmen, o evento ajuda no fortalecimento da identidade gaúcha, preservação das tradições e revelação de novos talentos para representar o estado. Ela ainda destaca a ampla participação das categorias mirim e juvenil nas atividades, o que abre boas perspectivas sobre o futuro do tradicionalismo.
“Todas as entidades da região trabalham fortemente com seus grupos e com as famílias, que são a base desse envolvimento, para que a cultura possa ser disseminada”, enfatiza.

Visibilidade

Patrão do CTG Rincão das Coxilhas, Fernando Mariga, ressalta que os membros da entidade estão empenhados em preparar o evento com expectativa de público de cerca de 2 mil pessoas. São cerca de 80 integrantes no apoio e na organização para garantir o sucesso de um evento importante para dar visibilidade ao movimento tradicionalista na cidade e atrair novos adeptos.

Mariga destaca que o Rodeio Artístico ajuda a divulgar o município a todo o RS e proporciona uma visão melhor à comunidade sobre o que é vivenciado dentro das entidades. “Acho que vamos conseguir dar um salto muito grande no tradicionalismo de Teutônia a partir deste evento. A gente espera despertar o interesse em muitas pessoas”, afirma.

Ao lado da sede do Rincão as Coxilhas, será instalado o acampamento. Já há cerca de 50 pessoas confirmadas para passar o fim de semana em meio ao ambiente rústico que está em preparação. Foi protocolado junto ao município pedido de bloqueio no trânsito nas proximidades do CTG e da Associação da Água, para a livre circulação das pessoas entre os dois espaços de apresentações.

Semana da Arte

O Rodeio Artístico Regional integra a 1ª Semana da Arte do município, que iniciou na noite de ontem, 6. A programação é organizada pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, com patrocínio do Banrisul.
Haverá exposições nas modalidades de desenho, escultura, fotografia, instalação, mosaico e pintura. Os melhores trabalhos escolhidos por meio de júri técnico concorrem a prêmios em dinheiro no total de quase R$ 5 mil.

Acompanhe
nossas
redes sociais