Lajeado recebe prêmio de governança municipal

RECONHECIMENTO

Lajeado recebe prêmio de governança municipal

Distinção foi concedida durante o 41º Congresso dos Municípios, em Restinga Seca. Cidade ficou em 1º lugar no RS e 4º no Brasil, entre as de médio porte — de 50 mil a 100 mil habitantes e PIB acima de R$ 23 mil per capita

Por

Lajeado recebe prêmio de governança municipal
Foto: Leandro Ciceri

Lajeado recebeu, nesta terça-feira, 6, a premiação da 1ª Edição do Prêmio de Governança Municipal – Famurs/CRA-RS/CFA. A distinção foi concedida em Restinga Seca, onde a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promove, até o dia 7 de junho, o 41º Congresso dos Municípios com o tema “Governança, Sustentabilidade e Inovação: Um Novo Olhar para Gestão Pública”.

O município conquistou o 1º lugar no Estado e ficou em 4º lugar no país, com nota 8,05 no Índice de Governança Municipal, desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (IGM/CFA). A classificação leva em conta o grupo 6, formado por 177 cidades com população de 50 mil a 100 mil habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) acima de R$ 23 mil per capita.

Em Finanças, Lajeado ficou com nota 9,10, em gestão, 7,56, e em desempenho a nota foi de 7,49. A soma dos fatores fez o município alcançar a 4ª posição no ranking nacional no grupo. Na comparação com 2022, a média foi de 7,62 na nota geral.

O prefeito Marcelo Caumo recebeu o prêmio durante o evento. Ele ressalta que o município se destaca, mais uma vez, em um ranking nacional, o que mostrando o potencial da cidade no estado e também no país.

O Índice IGM-CFA

O IGM é uma métrica de governança desenvolvida pelo CFA partindo de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. A atual versão do IGM-CFA consolida os dados dos 5.570 municípios brasileiros e inclui o Distrito Federal no estudo. São mais de 2,4 milhões de dados coletados das mais diversas fontes oficiais brasileiras, como o IBGE, Perfil Munic, Datasus, Secretaria do Tesouro Nacional, Índice Firjan, entre outros.

Acompanhe
nossas
redes sociais