Lajeado recebe encontro dos ambientes de inovação do RS

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Lajeado recebe encontro dos ambientes de inovação do RS

Por

A Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) promoveu na sexta-feira, 2, reunião com gestores do setor na sede do Tecnolovates, em Lajeado. O encontro reuniu 45 participantes, entre gestores de Parques Tecnológicos, Incubadoras e Hubs de Inovação do RS, além de representantes do Governo do Estado.

O momento proporcionou a aproximação entre empresas e iniciativas da cidade e os gestores dos diferentes ambientes de inovação. Entre os temas apresentados, estavam a Rede RS Startup, o Pro_move Lajeado, o Vibee Unimed, o Tecnovates e a Stars Aceleradora, além de cases da Fermenta Biotecnologia, Recic Soluções Ambientais, Alvap Engenharia, STW Soluções em Automação e American Nutrients.

Medical San compra financeira e projeta facilitar crédito

Holding que controla as empresas do Grupo Medical San, a MID concluiu a aquisição de 100% da participação das ações da San Capital S/A, financeira especializada no segmento de saúde e estética, com sede em Porto Alegre. CEO do Grupo Medical San, Mauro Santos filho afirma que a aquisição está alinhada à estratégia de crescimento do grupo.

“Vamos focar em curar uma das maiores dores do mercado de saúde e estética hoje em dia, que é o baixo índice de aprovação de crédito”, destaca. Segundo ele, o objetivo é aproveitar a força da indústria para criar condições viáveis e seguras na liberação de financiamentos.

A financeira apresentará um novo nome ao mercado: Medical San Financiamentos. Também fará a transferência de todas as operações para Estrela, junto à sede do Grupo, no 386 Business Park. Uma decisão importante, que coloca a Medical San no controle de praticamente todo o ciclo do setor – da produção à venda, passando pela concessão de crédito.

Grupo A Hora na Suinofest

Maior evento de gastronomia da região e um dos mais importantes do Estado, a Suinofest chegou à 23ª edição após hiato de três anos provocado pela pandemia. Diante da representatividade do momento, o Grupo A Hora promoveu grande programação diretamente do parque João Batista Marquese, em formato live nas redes sociais e na rádio 102.9.

A programação especial incluiu o programa Negócios em Pauta da manhã de sábado, que reuniu o Diretor da Fontana S.A. Ricardo Fontana, a diretora da Ciamed, Renata Galiotto, o diretor da Lume Eventos, Rafael Fontana e o Presidente do Conselho de Admnistração da Dália, Gilberto Piccinini – com rápida participação do presidente da ACIE, Álex Herold.

Nomes de peso que contribuíram para um debate de alto nível sobre o novo ciclo de desenvolvimento de Encantado e de toda a região alta do Vale do Taquari. O conteúdo está disponível em formato podcast nas plataformas Spotify, Deezer, Soudcloud, no site grupoahora.net.br, e em formato live nas redes sociais do A Hora. Vale conferir.

Frase do dia

De alguns anos para cá, o setor cooperativo ficou menos intercooperativo. Languiru, Piá, Dália passam por dificuldade, o setor de proteína animal em geral vive tempos muito difíceis, com reflexos econômicos e sociais. Perdemos todos com essa situação, inclusive os bancos.”

RÁPIDAS

• Eduardo Leite na Cacis – O Governador do Estado participa de novo encontro empresarial no Vale do Taquari. Amanhã, Eduardo Leite será atração em reunião-almoço promovida pela Cacis no Estrela Palace Hotel, onde apresenta a palestra “Prioridades para acelerar o desenvolvimento no Rio Grande do Sul.” O evento tem vagas limitadas e as inscrições devem ser realizadas até às 12h de hoje, pelo telefone 3712-1900 ou e-mail cacisestrela@cacisestrela.com.br. Os ingressos custam R$ 80 para associados da Cacis e R$ 100 para demais interessados.

• Cartão Sicredi lidera– A Pesquisa Nacional de Cartões de Crédito (PNCC), desenvolvida pelo Instituto Medida Certa, a aponta o cartão de crédito do Sicredi como o preferido entre os brasileiros. Conforme o estudo, 60,9% dos usuários que possuem mais de um cartão afirmam ter preferência pelo cartão emitido pela instituição financeira cooperativa. O Sicredi também obteve a primeira posição no ranking de atendimento para cartão de crédito com 83,6% de satisfação – vantagem de 8,7% percentuais em relação ao segundo colocado. A Pesquisa Nacional de Cartões de Crédito avalia a satisfação com os principais atributos de um cartão de crédito como atendimento a clientes, limite de crédito, anuidade, programa de fidelização, aplicativo e aceitação.

Acompanhe
nossas
redes sociais