Aprovado reajuste com base no salário mínimo para agentes de saúde e combate às endemias

CÂMARA DE LAJEADO

Aprovado reajuste com base no salário mínimo para agentes de saúde e combate às endemias

Projeto dividiu opiniões entre vereadores lajeadenses e avançou após decisão da presidente Paula Thomas (PSDB)

Por

Aprovado reajuste com base no salário mínimo para agentes de saúde e combate às endemias
Projeto dividiu opiniões e foi aprovado com voto da presidente (Crédito: Henrique Pedersini)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os vereadores de Lajeado aprovaram, na sessão desta terça-feira (06), o projeto que estabelece o valor do salário mínimo (R$ 1.302,00) para reajuste dos vencimentos das agentes de saúde e combate às endemias de Lajeado. Desta forma, a atualização aplicada ao restante do funcionalismo não inclui estes servidores, que dependem da correção feita pelo Governo Federal todos os anos.

O texto dividiu opiniões entre os vereadores. Votaram contrários à proposta: Carlos Eduardo Ranzi, Eder Spohr, Marquinhos Scheffer e Jones Vavá, todos do MDB. A mesma posição foi adotada por Sérgio Kniphoff (PT) e Lorival Silveira (PP). Em favor do projeto votaram: Alex Schmitt, Deoli Gräff, Isidoro Fornari, Mozart Lopes e Heitor Hoppe, todos do PP, além de Ana Da Apama (MDB) e Adriano Da Rosa (PSB). A presidente Paula Thomas (PSDB) desempatou ao dar sinal positivo para o projeto.

Sessão teve pouco mais de duas horas de duração (Crédito: Henrique Pedersini)

Lorival lamentou a sugestão do Governo de Lajeado e endossou o discurso de Jones Vavá sobre a falta de profissionais na área. “Queria discutir aumento no número de agentes de saúde”, declarou. Fornari argumentou que o tema foi debatido na reunião das comissões e em conversas com as servidoras. “O projeto não discute aumento ou diminuição de salários”, justificou. Na sessão anterior, as agentes protestaram com cartazes contrárias ao projeto.

Derrubado veto imposto pelo Executivo
Após negativa da Administração Municipal em tornar lei o projeto que exige a publicação da lista de espera por vagas em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s). Com a derrubada do veto pela Câmara, o prefeito tem 15 dias para promulgar o projeto ou a medida pode ser concretizada pela presidente do Legislativo.

Avançaram ainda a abertura de crédito suplementar de R$ 1.032.884,00 para renovação de convênio com o Hospital Bruno Born (HBB) e a contratação de um professor de matemática com carga horária semanal de 20h.

Nesta quarta-feira (07) os vereadores se reúnem com prefeito Marcelo Caumo para conhecer os detalhes referentes ao projeto sobre a criação da guarda municipal. O encontro ocorre no Labilá, a partir das 7h30min.

Acompanhe
nossas
redes sociais