15ª Feira do Livro do Ceat

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

15ª Feira do Livro do Ceat

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

HÁ 20 ANOS

O antigo Unishopping sediava a 15ª edição da Feira do Livro do Colégio Evangélico Alberto Torres, de Lajeado, e o 3º Cultura EmCena. Na época, a coordenadora do evento era Maria Ema de Almeida, há mais de 12 anos. Na abertura da feira, quase mil pessoas apareceram, quase o dobro do esperado.

Naquele ano, diversos escritores marcaram presença. Entre eles, Tabajara Ruas, que teve um momento de conversa com 120 alunos dos cursos de magistério. Cerca de 500 crianças participaram de oficinas com a escritora Liliana Iacocca.

Alunos participavam de momento com o animador Mário Pirata, de Porto Alegre
(Fotos: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

O livro infantil mais vendido na feira de 2003 foi “A Família Sujo”, de Gustavo Finkler

Durante os seis dias de feira, mais de 15 mil pessoas circularam pelo evento. Naquele ano, foram comercializados 4,3 mil livros. A obra mais vendida foi o livro infantil “A Família Sujo”, de Gustavo Finkler. Entre os adultos, o destaque foi “Onze Minutos”, de Paulo Coelho.

Hoje, a Feira do Livro já não ocorre mais. Mas o Ceat organiza desde 2007 o projeto Autor Presente, que traz escritores para conversar com os alunos, desde o berçário ao Ensino Médio.

Enquanto isso…

Maior fiscalização nos remédios – O Ministério da Saúde divulgava um novo pacote de normas que mudava a comercialização dos medicamentos no Brasil. A partir de 2003, os chamados remédios similares, que prometiam resultados semelhantes aos medicamentos originais, seriam obrigados a passar por um teste de comprovação.

HÁ 50 ANOS

Museu histórico para Estrela

Cinquenta anos atrás, o governo municipal analisava criar um museu histórico na cidade. Uma comissão, encabeçada pelo padre Hugo Volkmer, organizava o projeto e avaliava a compra de um prédio localizado na rua 13 de Maio, em frente à Praça Menna Barreto, o chamado “Castelinho”.

Na época, o local servia de residência, mas também já tinha sido a Clínica do dr. Erni Welke. O prédio tinha sido escolhido devido suas origens históricas, mas precisaria de reformas. Foi construído em 1905, para abrigar a clínica do dr. Gabriel Schlatter.

Apesar da iniciativa nos anos 1970, o município só adquiriu o prédio do Castelinho em 1982 e ficou em reformas até 1986. O espaço então foi transformado em Casa de Cultura, onde funcionava uma biblioteca e aulas de música.

Hoje, esse local de fato abriga o Memorial de Estrela, inaugurado somente em 2021, no aniversário de 145 anos de Estrela.

Foto: Arquivo A Hora


Hoje é

  • Dia da Língua Russa
  • Dia Nacional de Luta contra Queimaduras
  • Dia Nacional do Teste do Pezinho

Santo do dia:

  • São Marcelino Champagnat
  • São Norberto

Acompanhe
nossas
redes sociais