Diocese de Santa Cruz promove 22º Encontro Diocesano de Sementes Crioulas em Boqueirão do Leão

Ação Social

Diocese de Santa Cruz promove 22º Encontro Diocesano de Sementes Crioulas em Boqueirão do Leão

A programação que inicia com acolhida e recepção, contará com momento de espiritualidade e benção das sementes

Por

Atualizado segunda-feira,
05 de Junho de 2023 às 11:10

Diocese de Santa Cruz promove 22º Encontro Diocesano de Sementes Crioulas em Boqueirão do Leão
Boqueirão do Leão

A Diocese de Santa Cruz do Sul através da Ação Social Diocesana de Santa Cruz- ASDISC promove, no próximo dia 14, o 22º Encontro Diocesano das Sementes Crioulas. Com o tema “É o encontro dos agricultores e agricultoras com suas sementes e origens”, as atividades têm início às 8 horas, no Salão da Paróquia São João Batista, em Boqueirão do Leão. A programação que inicia com acolhida e recepção, contará com momento de espiritualidade e benção das sementes com o Bispo Dom Aloísio Alberto Dilli e Frei Cesar dos Santos Machado. Na sequência, serão realizadas oficinas agroecológicas e após, servido o almoço ao custo de R$ 15,00 por pessoa.

No período da tarde, haverá momento cultural com Antônio Gringo, relatos e debates sobre as oficinas e troca de sementes entre as guardiãs e guardiões de toda a região. As atividades se estendem até as 16h. A organização do evento pede que os participantes levem sementes crioulas para trocar com os demais e um quilo de alimento não perecível que será destinado para ação solidária. Informações e inscrições podem ser obtidas pelos telefones (051)99643-0119 ou (051)99512-9214.

O diferencial do encontro segundo o técnico agrícola da Ação Social Diocesana de Santa Cruz- ASDISC, Maurício Queiroz, é a realização de quatro tendas temáticas no período da manhã. Elas levam o nome de quatro elementos principais que compõem a Natureza.

“São quatro espaços de formação, um dele será a Terra, que se destinará ao cuidado com as sementes crioulas; outro se chamará Água que vai se dedicar a questões sobre cisternas e recuperação de fontes. O espaço chamado Ar vai falar sobre cuidados gerais com o meio ambiente, mas principalmente sobre a produção de biofertilizantes e outros. No Sol e Fogo, vai se trabalhar a questão do cooperativismo e a importância de trabalhar em grupo”, explica.

O evento é uma organização da Ação Social da Diocese de Santa Cruz do Sul (ASDISC), Cáritas, Paróquia São João Batista, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), COOPERLAF, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, União Leoboqueirense de Clubes de Mãe, EMATER, e as escolas EEEF Adolfo Mânica e APRENDER. O apoio é Prefeitura Municipal, Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo – AAVRP e Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari.

Em 2022, o encontro que teve como tema “Agricultura Familiar e Agroecologia: Sinais de Esperança”, foi realizado na Paróquia Santa Barbara de Encruzilhada do Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais