Desafio nas ruas da capital

Corrida de Rua

Desafio nas ruas da capital

Atletas do Vale participam da Maratona de Porto Alegre neste domingo. Evento vai reunir 16 mil participantes

Por

Desafio nas ruas da capital
O sonho do advogado de Taquari, Leonardo Moraes, 35, sempre foi dizer que era maratonista - foto: divulgação
Vale do Taquari

O sonho do advogado de Taquari, Leonardo Moraes, 35, sempre foi dizer que era maratonista. Neste domingo, o objetivo se tornará realidade. Ao lado de outros 6 mil atletas se desafiam na disputa da 38ª Maratona Internacional de Porto Alegre.

Desde 2022, com a trégua da pandemia, Moraes, que integra o grupo Armênia Runners, se dedicou mais aos treinamentos com o objetivo de concluir a maratona. “Espero completar conforme os treinamentos deste ciclo.” Em termos de tempo, pretende concluir em menos de 3h20min.
Para a prova teve uma preparação específica de quatro meses, intercalando treinos de estímulo, força e longa distância. Por semana correu em média de 90 quilômetros.

Ao lado dos amigos, Giliardi Thomaz e de Lucas Nunes irão para POA na sexta-feira. “Vamos entrar em uma bolha psicológica e ficar alheio a qualquer outra coisa. Quero focar tudo nos 42km.”
A corrida entrou na vida de Moraes em 2018, aos 31 anos, após convite do tio Antônio. Inclusive, Antônio estará na capital neste fim de semana. Aos 60 anos corre a meia-maratona no sábado. “É uma inspiração de vida.”

Cita que a pandemia atrapalhou na evolução do esporte, mas que desde os 34 anos está regrado e treinado para atingir os objetivos sem sofrer.

Para Moraes, a corrida foi muito importante pois o deram uma vida nova. Sedentário e com 125kg, emagreceu 40 quilos em quatro anos graças a uma vida mais regrada e saudável. “Não consigo imaginar meu simples cotidiano sem as corridas. É a mesma coisa que ficar sem trabalhar ou sem se alimentar. Passou a fazer parte da rotina diária.”

“Em dois anos, fui de um trote de 5km para completar uma maratona.”

O engenheiro de produção, Jonas Rafael Alves, 36, estreará na maratona neste domingo – foto: Divulgação

O engenheiro de produção, Jonas Rafael Alves, 36, estreará na maratona neste domingo. A trajetória até chegar a distância dos 42,195 quilômetros é recente e meteórica. Apaixonado por esportes, tinha na bicicleta a fiel escudeira, porém a convite de colegas de trabalho na Bebidas Fruki começou a se interessar pelas corridas. A primeira experiência foi na Travessia Torres Tramandaí (TTT), em 2020, quando fez um treino de cinco quilômetros. “Vi os cara passando e botei como meta correr a prova no ano seguinte.”

Em abril de 2022, ao lado de três colegas da Bebidas Fruki correu a TTT. Em junho correu a Meia-Maratona de Porto Alegre e assistiu os atletas da maratona chegando. “Foi emocionante. No mesmo momento olhei para minha namorada e disse que iria em 2023 completar a maratona, foi aí que o desafio iniciou.”

Nesse um ano de preparação, chegou a percorrer 120 quilômetros semanais, mas destaca que a média ficou entre 70 e 80 quilômetros. Para domingo tem a expectativa de completar a prova em menos de 3h20min. “É um desafio completar a prova e conseguir nesse tempo vai ser extremamente desafiador.”

Apesar da prova ocorrer apenas no domingo, Alves vai com a namorada ainda na sexta-feira para Porto Alegre. No sábado prestigia um amigo que participará da meia-maratona. “Quero dormir bem nas próximas noites, pois sei que no domingo a emoção vai ser grande.”

Saiba mais

A 38ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre será a maior da história ao menos, em número de participantes. Conforme a organização do evento, serão 16 mil corredores somadas as provas da rústica (7km310m), da meia-maratona (21km97m) e da maratona (42km195m). O número é 6,6% maior do que em 2022, quando 15 mil pessoas participaram do evento.

A prova com o maior número de participantes é a meia-maratona, que teve 7 mil inscritos. Depois, vem a maratona, que somadas as provas masculina e feminina terá 6 mil corredores. A rústica terá 3 mil competidores.

No sábado ocorrem as provas mais curtas. No domingo as atenções se voltam somente para a maratona.

Entre esses 16 mil estarão corredores de 16 países diferentes: Alemanha, Argentina, Austrália, Bahrein, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Etiópia, Estados Unidos, Paraguai, Quênia, Rússia, Uruguai e Uganda.

Acompanhe
nossas
redes sociais