O sonho do advogado de Taquari, Leonardo Moraes, 35, sempre foi dizer que era maratonista. Neste domingo, o objetivo se tornará realidade. Ao lado de outros 6 mil atletas se desafiam na disputa da 38ª Maratona Internacional de Porto Alegre.
Desde 2022, com a trégua da pandemia, Moraes, que integra o grupo Armênia Runners, se dedicou mais aos treinamentos com o objetivo de concluir a maratona. “Espero completar conforme os treinamentos deste ciclo.” Em termos de tempo, pretende concluir em menos de 3h20min.
Para a prova teve uma preparação específica de quatro meses, intercalando treinos de estímulo, força e longa distância. Por semana correu em média de 90 quilômetros.
Ao lado dos amigos, Giliardi Thomaz e de Lucas Nunes irão para POA na sexta-feira. “Vamos entrar em uma bolha psicológica e ficar alheio a qualquer outra coisa. Quero focar tudo nos 42km.”
A corrida entrou na vida de Moraes em 2018, aos 31 anos, após convite do tio Antônio. Inclusive, Antônio estará na capital neste fim de semana. Aos 60 anos corre a meia-maratona no sábado. “É uma inspiração de vida.”
Cita que a pandemia atrapalhou na evolução do esporte, mas que desde os 34 anos está regrado e treinado para atingir os objetivos sem sofrer.
Para Moraes, a corrida foi muito importante pois o deram uma vida nova. Sedentário e com 125kg, emagreceu 40 quilos em quatro anos graças a uma vida mais regrada e saudável. “Não consigo imaginar meu simples cotidiano sem as corridas. É a mesma coisa que ficar sem trabalhar ou sem se alimentar. Passou a fazer parte da rotina diária.”
“Em dois anos, fui de um trote de 5km para completar uma maratona.”
O engenheiro de produção, Jonas Rafael Alves, 36, estreará na maratona neste domingo. A trajetória até chegar a distância dos 42,195 quilômetros é recente e meteórica. Apaixonado por esportes, tinha na bicicleta a fiel escudeira, porém a convite de colegas de trabalho na Bebidas Fruki começou a se interessar pelas corridas. A primeira experiência foi na Travessia Torres Tramandaí (TTT), em 2020, quando fez um treino de cinco quilômetros. “Vi os cara passando e botei como meta correr a prova no ano seguinte.”
Em abril de 2022, ao lado de três colegas da Bebidas Fruki correu a TTT. Em junho correu a Meia-Maratona de Porto Alegre e assistiu os atletas da maratona chegando. “Foi emocionante. No mesmo momento olhei para minha namorada e disse que iria em 2023 completar a maratona, foi aí que o desafio iniciou.”
Nesse um ano de preparação, chegou a percorrer 120 quilômetros semanais, mas destaca que a média ficou entre 70 e 80 quilômetros. Para domingo tem a expectativa de completar a prova em menos de 3h20min. “É um desafio completar a prova e conseguir nesse tempo vai ser extremamente desafiador.”
Apesar da prova ocorrer apenas no domingo, Alves vai com a namorada ainda na sexta-feira para Porto Alegre. No sábado prestigia um amigo que participará da meia-maratona. “Quero dormir bem nas próximas noites, pois sei que no domingo a emoção vai ser grande.”
Saiba mais
A 38ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre será a maior da história ao menos, em número de participantes. Conforme a organização do evento, serão 16 mil corredores somadas as provas da rústica (7km310m), da meia-maratona (21km97m) e da maratona (42km195m). O número é 6,6% maior do que em 2022, quando 15 mil pessoas participaram do evento.
A prova com o maior número de participantes é a meia-maratona, que teve 7 mil inscritos. Depois, vem a maratona, que somadas as provas masculina e feminina terá 6 mil corredores. A rústica terá 3 mil competidores.
No sábado ocorrem as provas mais curtas. No domingo as atenções se voltam somente para a maratona.
Entre esses 16 mil estarão corredores de 16 países diferentes: Alemanha, Argentina, Austrália, Bahrein, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Etiópia, Estados Unidos, Paraguai, Quênia, Rússia, Uruguai e Uganda.