Vigilância permanente contra  a gripe aviária

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Vigilância permanente contra a gripe aviária

Por

A confirmação do foco de gripe aviária em animais silvestres na Estação Ecológica do Taim, no Sul gaúcho, aumenta a preocupação também no setor produtivo.

Entre as principais atividades impactadas, a avicultura que teme a contaminação dos plantéis. Embora organizações do setor descartem, nas condições atuais, a transmissão nas propriedades rurais, as estratégias são reforçadas a fim de manter o isolamento. Além da orientação por parte das empresas integradoras, há também a mobilização das instituições de defesa agropecuária.

No Vale do Taquari, o tema será debatido em reunião na cidade de Sério. O encontro com a presença de profissionais da Inspetoria Veterinária será na próxima quarta-feira, 7, às 14h no Salão Paroquial. A intenção é compartilhar informações e melhor orientar os produtores sobre os cuidados para evitar o contato com aves silvestres.


Agroindústrias do Vale são premiadas

A 2ª edição do Concurso de Queijos Artesanais e Doces de Leite do RS premiou duas agroindústrias da região, a Dorf (Teutônia) e a Estrelat (Estrela). O evento foi uma realização do Sebrae, em parceria com a Associação Gaúcha de Laticínios (AGL) e a Emater/RS-Ascar.

A Dorf Produtos Lácteos conquistou o prêmio ouro na categoria Queijo Colonial Temperado com o Queijo temperado com Lavanda, prêmio prata na categoria Queijo Colonial com o Queijo Maturado 20 dias e prêmio bronze na categoria Queijo Autoral, com o Queijo Hundert Tage- que significa 100 dias, representando os 100 dias de maturação. Já no concurso de Doce de Leite, o destaque ficou para a Estrelat, que obteve nota máxima em todos os itens da avaliação e conquistou o prêmio ouro na categoria.


Declaração anual de rebanho

Iniciou ontem o prazo da Declaração Anual de Rebanho, obrigação sanitária de todos os produtores rurais detentores de animais. O prazo para declaração se estenderá até 31 de outubro. Assim como no ano passado, a atualização cadastral conta com informações detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal. São esperadas mais de 380 mil declarações em todo o RS.


Tendências para junho

O mês de junho começa sob influência do ar seco e temperaturas mais elevadas para o período. Enquanto a média histórica é de 21ºC, a tendência para os próximos dias é manter máximas entre 26 e 29 graus. Além disso, a previsão indica atuação do tempo seco. A mudança deve ocorrer a partir do dia 12, com retorno de instabilidades com acumulados que podem superar os 60 milímetros. Já o frio mais intenso deve ficar para o fim do mês.


Bom momento na venda do tabaco

Os produtores de fumo comemoram os resultados na comercialização do fumo. Há relatos de vendas onde o valor por arroba supera os R$ 300

. No ano passado, quem deixou para vender mais tarde enfrentou dificuldades e o preço despencou para abaixo dos R$ 200. Outro bom momento para quem se prepara ao novo ciclo está na redução dos insumos.

Acompanhe
nossas
redes sociais