Há 20 anos, Comunidade protestava no  São Cristóvão

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Comunidade protestava no São Cristóvão

Por

Mais de 360 alunos da Escola Otília Corrêa de Lima e moradores do entorno organizavam uma manifestação no bairro São Cristóvão, em Lajeado. Na época, eles solicitavam a instalação de um semáforo e a volta de uma lombada eletrônica na rua Washington Luiz, que ficava na lateral da escola de ensino fundamental.

Conforme os manifestantes, além da velocidade excessiva dos veículos, os motoristas também não respeitavam a faixa de segurança na rua, o que tornava a travessia dos alunos perigosa.

Na época, o chefe do Departamento de Trânsito de Lajeado era Sérgio Schneider e ele explicava que a instalação de um semáforo no local era inviável. O município, no entanto, analisava tornar a Washington Luiz e a rua Miguel Tostes, ao lado, em vias de sentido único.

Hoje, não existem lombadas em nenhuma das ruas e a Washington Luís permanece de mão dupla. A Miguel Tostes, entretanto, segue somente em um sentido, da Av. Alberto Pasqualini ao Alto do Parque.

Fotos: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

 


Novo Centro de Atletismo em Teutônia

Vinte anos atrás, a comunidade de Teutônia recebia um novo Centro de Atletismo, uma parceria entre o poder público e privado. O complexo funcionava junto ao Colégio Teutônia, na área que antes abrigava a horta da escola.

No dia da inauguração do espaço, também ocorreu a abertura oficial da 3ª edição dos Jogos Interescolares de Teutônia (Jiteu). A ideia era sediar inclusive competições estaduais, já que a nova área de atletismo tinha uma pista semi-olímpica de 300 metros, com oito raias.

Após a inauguração do espaço, teve início a competição, com diversas provas ao longo do dia. Ao todo, eram quatro categorias, de acordo com a idade, com corrida, salto em altura, salto em distância, arremesso de peso e revezamento.

Descerramento da placa inaugural encerrou a solenidade

 

Vencedores das provas subiram no pódio ao fim do dia


HÁ 50 ANOS

Biênio da Colonização do RS

O Governo do Estado instalava comissões para organizar o chamado Biênio da Colonização e Imigração. A ideia, na época, era celebrar durante dois anos, 1974 e 1975, o sesquicentenário da imigração.

Os primeiros imigrantes desembarcaram em São Leopoldo em 1824, um marco na história do Rio Grande do Sul. Para honrar os 150 anos do fato, diversas comissões eram criadas por todo o estado O governador da época, Euclides Triches, nomeava o chefe da Casa Civil como presidente da comissão central, o deputado Victor Faccioni.

Governador e autoridades em reunião sobre o biênio no Palácio Piratini, em 1973. Crédito: Acervo Nova Geração

Acompanhe
nossas
redes sociais