Muçum lança projeto do maior rosário do mundo

TURISMO

Muçum lança projeto do maior rosário do mundo

Obras devem iniciar em setembro e estão orçadas em R$ 30 milhões

Por

Atualizado quarta-feira,
31 de Maio de 2023 às 21:30

Muçum lança projeto do maior rosário do mundo
Muçum
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O município comemora nessa quarta-feira, 31, seu 64º aniversário de emancipação. Organizada pelo Executivo, a programação ocorreu na Sociedade José Garibaldi, e teve como o destaque a apresentação do “Rosário da Proteção”, projeto que visa a construção do maior rosário do mundo. A iniciativa é de um grupo de empresários de Encantado.

O monumento deverá ser erguido em uma área de 10 hectares na localidade de Linha Santa Lúcia, próximo à Casa Brandão. Orçadas em R$ 30 milhões, as obras devem iniciar em setembro. O Rosário da Proteção terá aproximadamente 800 metros de comprimento, composto por 59 capelas circulares com cobertura em formato de abóbada.

As capelas terão entre 6 a 12 metros de largura e cerca de 5 metros de altura, onde os visitantes poderão refletir sobre os enigmas da vida de Jesus Cristo, que são divididos em quatro conjuntos chamados de “mistérios”: os Mistérios Gozosos, os Mistérios Luminosos, os Mistérios Dolorosos e os Mistérios Gloriosos. Cada mistério corresponde a um evento significativo na vida de Jesus, desde a anunciação até a coroação de Maria como Rainha do Céu.

Embaixo da cruz, que compõe o Rosário, os fiéis terão acesso a recepção, sala de vídeo institucional, loja de souvenirs e sanitários. No local também funcionará a administração. Já no meio da construção, os católicos poderão contemplar a beleza de um lago artificial. Quando a obra estiver concluída, brilhará durante a noite, sendo visível até mesmo das alturas das montanhas do Vale do Taquari.

Além disso, está prevista a construção de um estacionamento no mesmo terreno, com capacidade para 350 veículos, incluindo automóveis, motocicletas e ônibus de excursões. Próximo ao parque terá um ‘’Boulevard’’ com praça de alimentação, 16 pontos comerciais, sanitários, playground e um lindo gramado compondo o paisagismo para contemplação. No local, os fiéis poderão apreciar uma linda réplica da Santa Ceia, em tamanho real, construída toda em concreto armado.

LEIA TAMBÉM: GALERIA: Confira imagens do complexo “Rosário da Proteção”

A expectativa, segundo o empresário Robison Gonzatti, um dos investidores do empreendimento, é que o complexo receba aproximadamente 25 mil turistas por mês, provenientes de todas as regiões do Brasil e do exterior. Dados do Anuário Pontifício 2023 mostram que o Brasil se confirma como o país com o maior número de católicos batizados no planeta, o que representa cerca de 180 milhões de brasileiros

Confira como será o complexo

Acompanhe
nossas
redes sociais