31 de maio é dia de pensar na saúde bucal

dia mundial sem tabaco

31 de maio é dia de pensar na saúde bucal

“O câncer é resultado dos hábitos que tu tens durante a vida”, afirma profissional de saúde

Por

Atualizado quarta-feira,
31 de Maio de 2023 às 16:39

31 de maio é dia de pensar na saúde bucal
Odontóloga Alessandra Oliveira Keller (Foto: Rodrigo Gallas)
Brasil

A odontóloga Alessandra Oliveira Keller fala sobre o Dia Mundial sem Tabaco, data determinada pela OMS em 1987.  Em relação ao consumo de tabaco, Alessandra faz a ligação entre o hábito de fumar, o surgimento de câncer de pele e de boca. Além dos dentes, os principais motivos de preocupação abrangem os aspectos da língua, bochechas e gengivas. 

O autoexame pode prevenir que problemas sejam maiores.  Neste sentido, ela chama atenção aos sangramentos, mudança na movimentação da língua, feridas e adaptação de próteses. As manchas brancas ou avermelhadas indolores, nódulos no pescoço e embaixo da língua devem ter a atenção redobrada.

A região Sul e Sudeste se destacam pelos altos casos de câncer de boca. Ela argumenta que o consumo de  chimarrão e outras bebidas quentes (cafés e chás), são hábitos que refletem no surgimento de enfermidades bucais. A recomendação feita por Alessandra diz respeito à temperatura destas bebidas, que não deve ultrapassar 70 graus. 

 Ela comenta que trabalhadores do campo, por estarem mais expostos ao sol e sem a devida proteção, demandam preocupação ainda maior. Nos últimos dez anos foi observada a diminuição do consumo do cigarro comum, porém, entre os jovens, houve o aumento do uso de cigarros  eletrônicos e narguilés, motivo de alerta. 

Assista a entrevista da íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais