Decreto torna de “interesse social” os investimentos no complexo turístico do Gaúcho

ARROIO DO MEIO

Decreto torna de “interesse social” os investimentos no complexo turístico do Gaúcho

Investidores aguardam ainda a aprovação de licenças para iniciar a construção de 12 atrativos, entre eles uma estátua de 40 metros

Por

Decreto torna de “interesse social” os investimentos no complexo turístico do Gaúcho
Monumento de até 40 metros alusivo ao Gaúcho é um dos principais atrativos do projeto. Crédito: Divulgação
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A construção do complexo turístico e um monumento em alusão ao Gaúcho ganhou mais um capítulo. Dessa vez o prefeito Danilo José Bruxel determinou de interesse social a atividade exercida pela empresa Morro Gaúcho Participações responsável pela implantação da área de lazer nos morros Gaúcho e São José.

O complexo prevê entre, 12 atrativos, a construção de um Gaúcho, de até 40 metros, equivalente a um prédio de 13 andares, em uma elevação de 464 metros.

De acordo com o secretário da Administração, Aurio Paulo Scherer, a medida já estava prevista ainda em 2022, quando o município publicou o primeiro decreto que considerou de interesse turístico às áreas e imóveis localizados nos morros São José, Ventania e Gaúcho. “Por se tratar de um empreendimento turístico é um atrativo regional, fizemos esse decreto, dentro da normalidade”.

A prefeitura também analisa, desde o dia 16 de março, o pedido de Licenças Prévias protocoladas junto ao Departamento de Meio Ambiente. Conforme Scherer a equipe técnica avalia os projetos enviados pelos empreendedores, dentro dos critérios e legislações estabelecidas em âmbito Estadual e Federal.

A implantação do complexo turístico é uma iniciativa do advogado e empresário Jerson Zanchettin, proprietário de uma área de terras de 60 hectares. O projeto prevê a construção de um parque temático gaúcho entre os morros. O complexo teria como principal atração uma estátua de um gaúcho tomando chimarrão, com 40 metros de altura, equivalente a um prédio de 13 andares.

O projeto é liderado pela empresa Morro Gaúcho Participações Ltda, onde participam outros investidores da Serra Gaúcha e do exterior. Além da estátua, estão previstos a construção de hotel, mirante e um Boulevard Gastronômico.

Dos 60 hectares, o parque deve ocupar 19, sendo o monumento e entorno uma área de 3,5 mil metros quadrados, com o mínimo de supressão da mata nativa.

Discussão em torno do projeto

Desde o anúncio da construção do Complexo Turístico do Gaúcho, diversas entidades ligadas à preservação ambiental, desenvolvimento turístico e urbano têm debatido o projeto e solicitando mais detalhes do investimento.

Uma das iniciativas é do grupo Conversando sobre Turismo, que reúne empreendedores do setor. De março até aqui,foram dois encontros, que debateram na pauta os impactos do projeto. A próxima reunião do grupo ocorre hoje a noite, 19h, na Casa do Museu.

Acompanhe
nossas
redes sociais