E-commerce

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

E-commerce

Por

O chamado comércio eletrônico cresce a olhos vistos. Com base na confiabilidade, bons preços, variedade de produtos, logística ágil. Associado aos meios de pagamento eletrônicos cada vez mais utilizados, tipo cartão de crédito ou pix, imagino que Amazon, Mercado Livre, AliExpress, Shein, Shopee, se tornem cada vez mais populares. Ainda mais com os respectivos CDs que estão sendo instalados.


2.630

Eu pensei que era uma data futurística e muito distante, tipo foi o filme 2001, Uma Odisséia no Espaço, ou o livro 1984, escrito por Eric Arthur Blair, mais conhecido como George Orwell. Mas não é, trata-se do projeto de lei 2.630, que tramita no congresso.

Pelo que entendi pretende regulamentar as redes sociais e respectivos provedores, fiscalizar usuários e suas conversas de cabo à rabo. Tipo assim, colocar três câmeras filmadoras e quatro microfones na cancha de bochas do Cumpádi Belarmino pra alguma ¨otoridade¨ qualquer poder monitorar cada bochada e também qualquer papo que seja feito entre um trago ou outro de vinho e canha.

O que é afinal um grupo numa ¨rede social¨? Uma mera expansão eletrônica de uma turma de amigos, de familiares, ou simpatizantes de alguma causa.
É óbvio que determinados grandes meios de comunicação tem interesse em faturar uma graninha extra, por conta das suas notícias ou narrativas disseminadas pelas tais redes sociais. E muitas não seriam sequer lidas ou assistidas se não fossem os vários aplicativos disponíveis que as replicam…

Mas na minha opinião, anexo a isso está embutida uma clara e escancarada tentativa de gerar um ¨fecha a boca¨ generalizado. Que nunca funcionou desde o início dos tempos e não vai funcionar nunquinhas, é como pretender enxugar gelo no sol. Punições para eventuais exageros já estão previstos em lei, mas não tem como criar barreiras ao Livre Pensar.


COOPROMAÇÃ

Alguns me pediram pra explicar melhor essa referência feita em coluna anterior.
Negócio seguinte: trata-se da Cooperativa dos Produtores de Maçã, criada por aqui na década de 70, para organizar e incentivar o cultivo de maçãs.

O ex-prefeito de Lajeado, Alípio Hüffner, foi um firme apoiador dessa iniciativa. Que cresceu bastante em regiões altas da região, principalmente em Progresso, Sério e Boqueirão, substituindo as Manzanas importadas da Argentina.

Com o tempo, a cooperativa e os cultivos foram enfraquecendo por aqui e hoje as plantações estão concentradas lá pras bandas dos Aparados da Serra. Bom Jesus, São José dos Ausentes, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e adjacências. Mas boas iniciativas sempre deixam algumas boas heranças. Os pavilhões industriais então construídos continuam sediando novos empreendimentos.


Pedágios municipais

Conheci dois até agora. Um paguei com gosto, outro me recusei a pagar. O primeiro foi em Iguape (SP) e o outro em Bombinhas (SC).
O primeiro era temporário, pra recuperar o investimento feito numa ponte construída entre a cidade e a ilha, que quebrou um galho danado pra residentes e visitantes. O outro considerei um mero ¨pega-ratão¨.

Pode até ser barato, mas não pago. Não vejo motivo prá pagar taxa ambiental numa praia litorânea qualquer, por mais bonita que seja. Embora concordei 100% em pagar em determinados pontos marcantes desse Brasilzão, tipo acessar o arquipélago de Fernando de Noronha, o Morro da Igreja em Urubici (SC) e o próprio Itaimbezinho aqui do sul. Aí tem ¨fundamento¨, como dizem os campeiros lá das bandas da fronteira.


SAIDEIRA

Neta com a nona:

– Vó, qual o segredo pra um casamento durar?

– Basta o marido seguir quatro letrinhas.

– Quais letrinhas?

– O, B, D, C.

– Então qual o problema?

– O Nôno não foi na aula de português…

Acompanhe
nossas
redes sociais