Formar pessoas. Eis nosso maior desafio

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

Formar pessoas. Eis nosso maior desafio

Por

Em tempos líquidos, de opções múltiplas, de pleno emprego e de muita pressa, treinar e formar profissionais segue busca incessante e cada vez mais necessária Captar e formar profissionais para as diferentes vagas abertas nas organizações regionais continua sendo o principal desafio das empresas. Muitas não crescem e evoluem mais justamente pela ausência de pessoas capazes de fazer aquilo que precisa ser feito.

Encontrar profissionais preparados e dispostos a pagar o preço que qualquer processo de evolução exige é tarefa quase impossível. Muito por isso, empresas, entidades e instituições vêm criando processos formativos para capacitar a mão de obra existente e dotar de conhecimento básico aquela que está acessando o mercado de trabalho.

O diagnóstico da pesquisa Rumo, apresentado no início de 2022, continua atual como nunca. O paradoxo entre o que precisam as empresas e o que oferecem os entrantes no mercado persiste. Por assim ser e estar, o Grupo A Hora iniciou na última segunda-feira a formação da primeira turma de 20 adolescentes e jovens oriundos de escolas públicas estaduais de Lajeado e Estrela.

Serão cinco meses de permanente contato com empresas patrocinadoras do projeto Rumo, onde os alunos terão acessos às principais demandas e necessidades de trabalho em cada organização. Além disso, serão providos de conteúdo voltado ao comportamento, disciplina e controle emocional, temas nevrálgicos e apontados na pesquisa como as principais lacunas nos jovens.

Viver e estar no Vale do Taquari neste momento é um privilégio. Aliás, sempre foi. Diferente de grandes centros urbanos do país, aqui não tem desemprego. O que tem é alienação, desinformação e despreparo acerca das oportunidades existentes. Desconheço empresa – das menores às maiores – que não estejam contratando profissionais para atender às demandas que o mercado apresenta.

Ainda que a inteligência artificial avance a passos rápidos, as mentes sãs de homens e mulheres são e serão imprescindíveis para garantir as funções estratégicas nas organizações. Mas é preciso treinar e capacitar. E principalmente, ter fome para comer, pois a faca e o queijo está na mesa de todas as empresas da região. Está faltando gente com fome.

Aulas com a primeira turma do projeto Rumo iniciaram nessa semana. Comportamento, disciplina e controle emocional será teoria. Visitas e contato com as empresas será a prática. Crédito: Luciane Eschberger Ferreira


O recomeço da semana

O retorno de centenas de trabalhadores da Eurovias aos canteiros de obras na BR-386 é o maior alento regional. Os longos 40 dias de apreensão ficam para trás e daqui para frente tudo tende a normalizar e o ritmo de obras voltar ao que era antes da repentina paralisação. Agora, cabe a CCR Via Sul acelerar e cumprir os prazos estabelecidos, tal qual são cumpridas as cobranças nas praças de pedágio.


A foto da semana

O emaranhado sem fim foi a capa do jornal A Hora dessa quinta-feira. Retratou, uma vez mais, a feiura, a bagunça e a insegurança que este amontoado de fios provoca nas cidades país afora. A foto é da Rua Júlio de Castilhos, em Lajeado, mas poderia ser de qualquer outro ponto do município ou de outra cidade da região.

É preciso um olhar mais sério sobre este tema. Negligenciá-lo é alimentar um problema que só aumenta a partir da crescente densidade demográfica de nossas cidades. Fiscalização mais rígida, comprometimento das empresas prestadoras de serviço afim e permanente monitoramento são imperiosos para mudar a poluição atual e melhorar a aparência de nossas ruas.

FILIPE FALEIRO


A conquista da semana

A cooperativa Certel foi escolhida como a melhor distribuidora de energia do Brasil em se tratando de permissionárias com mais de 10 mil consumidores. O prêmio concedido pela Aneel é um orgulho para todo o Vale do Taquari. É o reconhecimento nacional de um trabalho sério e compromissado que vem sendo feito faz muitos anos.

Não é por nada que quem tem Certel não abre mão e quem não tem, briga para ter. Parabéns ao presidente Erineo Hennemann e ao superintendente Ilvo Persch, grandes maestros da cooperativa e que lideram o trabalho que segue em permanente qualificação.

Acompanhe
nossas
redes sociais