Mudanças só  em 2025?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Mudanças só em 2025?

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A entrevista concedida pelo presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) ao programa A Hora Bom Dia é muito preocupante à região. Segundo Luiz Fernando Záchia, o processo de concessão das rodovias estaduais do Vale do Taquari deve ocorrer apenas no primeiro semestre de 2024.

Diante disso, e respeitando os trâmites burocráticos inerentes a um edital tão complexo de licitação, os serviços e obras previstas para a nova concessionária do setor privado só devem iniciar em 2025. Se as informações apresentadas pelo representante máximo da estatal responsável pela nossa malha viária se confirmarem, a região vai sofrer por mais dois anos com muita perda de competitividade, risco constante aos motoristas e fuga de possíveis investidores. Serão mais 24 meses pagando pedágio com desgosto. Uma pena. A região não merece tanto descaso!


Novidades no MP de Lajeado

Diplomado em Direito pela Univates e promotor de justiça desde 2014, o lajeadense João Pedro Togni (foto) vai assumir a titularidade da 2ª Procuradoria de Justiça Cível da Comarca de Lajeado. Ele já atuou na promotoria de Taquari e, atualmente, responde pelo Ministério Público na cidade de Frederico Westphalen.

Togni já foi estagiário no próprio MP de Lajeado, e também foi aluno do experiente promotor Sérgio Diefenbach. Outra novidade é a nomeação do promotor Marcos Eduardo Rauber para a 1ª Promotoria Criminal da Comarca de Lajeado. Ele é natural de Santa Cruz do Sul, e hoje atua em Palmeira das Missões. As posses ocorrem entre os meses de julho e agosto.


Turismo em destaque

O município de Encantado foi uma das principais estrelas da 2ª Conferência Estadual do Turismo (Confetur), realizada nesta semana, no Recanto Maestro, em Restinga Sêca. O encontro, que reúne representantes públicos e do meio empresarial turístico, busca traçar diretrizes para os próximos anos do setor gaúcho e elaborar uma nova versão do Plano Diretor de Turismo.

No total, cerca de 500 pessoas se inscreveram para participar da conferência. Entre elas, diversos representantes do Vale do Taquari. Com destaque para o prefeito encantadense, Jonas Calvi (PTB), que apresentou os cases do Cristo Protetor e do Jardim do Acolhimento, e também falou sobre as mudanças sócio-econômicas e as novas oportunidades que surgiram após a projeção da gigante estátua ao mundo.


Conferência Regional da Direita

O diretório de Arroio do Meio do Partido Liberal organiza a 1ª Conferência Regional de Direita. O evento ocorre neste sábado, a partir das 19h30min, no Clube Sete de Setembro, localizado no bairro São Caetano. Além de líderes regionais e membros do PL no Vale do Taquari, também confirmaram presença os deputados federais Giovani Cherini e Marcelo Moraes, e os deputados estaduais Kelly Moraes e Rodrigo Lorenzoni. Em tempo, a sigla também se organiza para uma maior atuação em Marques de Souza. Por lá, o vereador Wilkyns Gross (PTB) anunciou que vai liderar a criação do PL na cidade. E ele já avisa que será uma “terceira via” no pleito municipal de 2024.


TIRO CURTO

• Eleitores questionam: quais serão os movimentos do PT de Arroio do Meio para o pleito de 2024? Por ora, são poucas informações.

• Também em Arroio do Meio, ganha força o nome de Luísa Horn para concorrer a prefeita pelo PL. Ela já foi vereadora e vice-prefeita na cidade. E há quem torça por uma dobradinha dela com o ex-prefeito, Klaus Schnack. Entretanto, e ao menos até agora, o ex-gestor segue firme no MDB.

• Na segunda-feira, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do RS aprovou a promoção de magistrados para a entrância intermediária. No Vale do Taquari, a medida impacta a Comarca de Estrela com a promoção do Juiz de Direito 2ª Vara Cível, Diego Dezorzi, e da Juíza de Direito da Vara Criminal, Marília Maria Morais do Nascimento.

• Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann deve visitar o Hospital de Estrela nesta sexta-feira pela manhã. Já o vice-governador Gabriel Souza é aguardado em Ilópolis, às 15h.

• A câmara de Taquari firmou parceria com a Apae. O convênio inicia no dia 1º de junho e a principal ação será a contratação de um estagiário da instituição para auxiliar no setor administrativo da casa legislativa.

• Vice-líder do governo Lula no congresso, o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) participa da festa de inauguração do salão do clube da Linha Barra do Fão, em Travesseiro. O evento ocorre neste domingo, a partir das 10h30min.

• Na próxima terça-feira, dia 30, o médico Ramatis de Oliveira lança o livro “Conjuntura Covid-19: você sabe o que realmente aconteceu?”. O evento ocorre nas dependências da Casa Nostra, em Lajeado, a partir das 19h.

• Secretários municipais da Fazenda estão preocupados com a reforma tributária. Eles temem os impactos de uma possível arrecadação em guia única para a União e a posterior distribuição de recursos de acordo com o número de habitantes. Para o Vale do Taquari, que produz muito e arrecada ainda mais com tanta produção, a medida pode significar perdas no futuro.

Acompanhe
nossas
redes sociais