O que é a tal da Ginástica de trampolim?

Opinião

Marcos Minoru Otsuka

Marcos Minoru Otsuka

Professor e treinador da Adesva

O que é a tal da Ginástica de trampolim?

Por

Ginástica de trampolim é um esporte que recentemente foi inserido às Olimpíadas, tendo a sua primeira apresentação no Campeonato Mundial em Londres, em 1964. Em Atlanta, 1996, o esporte foi apresentado ao público como exibição, mas só em Sidney, no ano de 2000, ele foi realmente inserido como esporte olímpico.

Para entender melhor sobre a ginástica de trampolim, é necessário conhecer os aparelhos que compõem a modalidade.

1- Trampolim Individual: é o único aparelho olímpico e nele são executados os saltos preparatórios em extensão até atingir a altura necessária para iniciar a série que contém 10 elementos acrobáticos e todos devem ser executados sequencialmente, sem interrupções.

2- Trampolim Sincronizado: neste aparelho as exigências são as mesmas que a do trampolim individual, mas com dois ginastas saltando simultaneamente em dois trampolins paralelos, realizando a mesma série, sem poder alterar ou fazer um salto diferente de sua dupla.

3- Duplo Mini-Trampolim: Neste aparelho o ginasta executa uma corrida de aproximação e salta no aparelho, executando apenas dois elementos acrobáticos seguidos, sendo que o segundo elemento deve chegar no colchão de aterrissagem.

4- Tumbling: este aparelho é muito parecido com o solo da ginástica artística, mas ao invés de um quadrado é uma pista com mais de 20m de comprimento, na qual o ginasta executa uma série de 8 elementos acrobáticos e o último elemento pode ou não chegar no colchão de aterrissagem.

Mas como é realizada a construção da nota final de um atleta? A nota final é composta por quatro itens. EXECUÇÃO: a postura do atleta deve estar de acordo com o código de pontuação; DIFICULDADE: é o quanto o atleta consegue girar em mortais e piruetas, quanto mais giros, maior a dificuldade do salto; TEMPO DE VOO: é o quanto de tempo em segundos que o atleta fica no ar realizando os saltos acrobáticos; DESLOCAMENTO HORIZONTAL: é o quanto o atleta se desloca na tela do trampolim, quanto mais longe do centro, maior o seu desconto.

Isso tudo é a ginástica de trampolim. É uma mistura de saltos acrobáticos com a sutileza de uma bailarina, a força de um leão e a delicadeza de um beija-flor.

Acompanhe
nossas
redes sociais