O leilão das rodovias estaduais do Vale do Taquari deve ocorrer no 1º semestre de 2024. A informação foi anunciada pelo diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luiz Fernando Záchia, em entrevista ao programa A Hora Bom Dia, desta quinta-feira, 25.
A projeção foi feita em uma reunião do Conselho de Administração da EGR, na última quarta-feira, 24. “Se isso efetivamente acontecer, a EGR terá a responsabilidade de manutenção até o fim de 2024”, observa. Com isso, a responsável pela concessão deve assumir no início de 2025.
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Assim como continua a arrecadar nas praças de pedágio, o gestor garante que a empresa manterá a manutenção de forma a obedecer os critérios de qualidade. “Não deixaremos chegar ao ponto que aconteceu com o excesso de chuva e esta operação tapa-buracos.”

Luiz Fernando Záchia, diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) (Foto: Divulgação)
Conforme o diretor-presidente da autarquia, o Estado estuda formas de reduzir a tarifa para os usuários da via, sem que implique em desinteresse por parte das empresas. “No ano passado, quando os lotes tinham a expectativa de ir a leilão, não se havia apetite de investir em rodovia. A iniciativa privada estava focada na área de saneamento, de água.”
O adiamento
O Governo do Estado anunciou em 24 de agosto de 2022 o adiamento do leilão que definiria a futura concessionária privada, que seria responsável pelas ERSs 128, 129, 130 e 453, no Vale do Taquari. O certame estava previsto para o dia 1° de setembro daquele ano, na Bolsa de Valores de São Paulo.
Desde então, não tem nova data definida. As empresas interessadas na concessão de 414,19 quilômetros do bloco 2 pediram ao governo um aprofundamento dos estudos sobre o edital.
O BLOCO 2
Além das rodovias ERS-128, ERS-129, ERS-130 e RSC-453, estão compreendidas as ERS-135, ERS-324 e BR-470, que ligam Nova Prata, na Serra, a Erechim, no Norte. O futuro concessionário terá a obrigação de duplicar 282,7 quilômetros de rodovias.
Também há previsão de construção de 48 passarelas e 173 dispositivos de interseção. Entre os destaques das obras, estão a duplicação da ERS-324, no trecho entre Passo Fundo e Marau, conhecido como rodovia da morte, e a duplicação da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio.
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