Univates aguarda aprovação do MEC para iniciar curso de medicina na Serra

POLO EM BENTO

Univates aguarda aprovação do MEC para iniciar curso de medicina na Serra

Estrutura deve contar com 50 professores na fase inicial. Intenção da universidade é que sejam ofertadas 120 vagas por ano

Por

Atualizado quarta-feira,
24 de Maio de 2023 às 09:56

Univates aguarda aprovação do MEC para iniciar curso de medicina na Serra
Prédio da Univates em Bento Gonçalves fica no bairro São Vendelino. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

A estrutura para o curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari (Univates) em Bento Gonçalves está pronta para receber novos alunos. Agora, a instituição aguarda a aprovação do Ministério da Educação (MEC), que deve fazer uma visita in loco para avaliação do prédio, dos materiais e do corpo docente.

A partir da visita, o MEC também anunciará quantas vagas serão ofertadas. A solicitação da Univates é de que sejam 120 matrículas por ano – número estimado com base nos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) ofertados na região e de vagas em cursos de outras instituições.

Para ampliar a atuação na Serra, a Univates firmou parceria com o Hospital Tacchini, em outubro de 2022. Conforme a vice-reitora, Fernanda Storck Pinheiro, essa é uma relação antiga, iniciada em outros cursos da área da saúde.

“O Tacchini já acolhe nossos técnicos de enfermagem, por exemplo. É um hospital de médio porte e de referência. É preciso ter muita maturidade para ofertar um curso de medicina e a Univates sente que pode dar esse novo passo”, destaca. Conforme a professora, o curso poderia iniciar as atividades já no segundo semestre, mas a aprovação do MEC ainda deve demorar.

Sem data para começar

A avaliação do MEC ainda não tem data para ocorrer. A vice-reitora lembra que são dois pedidos, feitos em junho de 2022: um para abertura do campus e outro para o curso de medicina.

Até abril, o Brasil estava sobre a moratória decretada pelo ex-presidente Michel Temer que proibia a criação de novos cursos de medicina até 2023. Pelas novas regras, divulgadas no mês passado, a criação de vagas só será permitida nos municípios em que o governo federal considerar que há necessidades no SUS.

“Faltam médicos. Percebemos isso na própria gestão da saúde que a Univates faz. Não há vagas ociosas no nosso curso, todas estão ocupadas. Com base no estudo que fizemos, sabemos que a Serra comportaria o novo curso”, reforça.

Além da Univates, outras 14 instituições do Estado solicitaram abertura de cursos de medicina. Todas aguardam resposta do MEC. Em abril, uma comitiva da universidade esteve em Brasília para tratar da proposta de expansão do curso oferecido em Lajeado.

Acompanhe
nossas
redes sociais