Os Jovens Poetas de  Lajeado lança 28ª edição

LITERATURA

Os Jovens Poetas de Lajeado lança 28ª edição

Escolas têm até 15 de agosto para inscrever as poesias dos alunos selecionados. Livro será publicado em novembro

Por

Os Jovens Poetas de  Lajeado lança 28ª edição
Mais de 5 mil alunos já participaram do projeto. No ano passado, a obra reuniu 210 poemas e 35 desenhos de participantes de 36 instituições. Crédito: Filipe Faleiro/arquivo a hora
Lajeado

Com o objetivo de incentivar a literatura e formar novos escritores, o Rotary Club de Lajeado-Engenho lançou a 28ª edição do projeto Os Jovens Poetas de Lajeado. A iniciativa foi apresentada aos diretores das escolas na noite de segunda-feira, 22, de forma virtual. O livro será publicado em novembro.
Desde a primeira edição, em 1986, mais de 5 mil alunos já participaram do projeto. Os últimos anos contaram com cerca de 200 poesias e mais de 30 escolas participantes a cada publicação.

Luiz Fassina é integrante do clube desde 2008 e se envolve na organização do livro. De acordo com ele, os poemas têm tema livre e são trabalhados em sala de aula nas escolas. Até o dia 15 de agosto, os escritos escolhidos pelos professores em cada turma são enviados por e-mail ao Rotary. Além das poesias, também é publicado o desenho de um estudante por escola.

O lançamento da obra será no dia 9 de novembro. O local ainda não foi definido. Fassina acredita que a credibilidade do projeto fez com que a comunidade abraçasse e consolidasse a iniciativa, que tem apoio do Grupo A Hora.

Estímulo à educação

Coordenador do projeto neste ano, Jorge Luiz da Cunha avalia a iniciativa como uma grande estratégia educacional para as escolas e alunos envolvidos. “Um dos nossos principais objetivos é incentivar a produção textual e a leitura em sala de aula. As escolas participantes agem na parceria de uma prática educativa de grande importância”, destaca.

Cunha passou a integrar o clube no ano passado e acredita que o projeto depende, em especial, da efetividade da educação escolar. “Depende da ideia de que são as práticas formativas das escolas que levam para frente o progresso de todos os alunos por meio de suas competências apoiadas no desenvolvimento, na democracia e na igualdade”.

Entre as instituições participantes da obra ao longo dos anos, está a Educação de Jovens e Adultos (EJA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Presídio Estadual de Lajeado, além das escolas particulares, municipais e estaduais do município.

Acompanhe
nossas
redes sociais