Com o objetivo de incentivar a literatura e formar novos escritores, o Rotary Club de Lajeado-Engenho lançou a 28ª edição do projeto Os Jovens Poetas de Lajeado. A iniciativa foi apresentada aos diretores das escolas na noite de segunda-feira, 22, de forma virtual. O livro será publicado em novembro.
Desde a primeira edição, em 1986, mais de 5 mil alunos já participaram do projeto. Os últimos anos contaram com cerca de 200 poesias e mais de 30 escolas participantes a cada publicação.
Luiz Fassina é integrante do clube desde 2008 e se envolve na organização do livro. De acordo com ele, os poemas têm tema livre e são trabalhados em sala de aula nas escolas. Até o dia 15 de agosto, os escritos escolhidos pelos professores em cada turma são enviados por e-mail ao Rotary. Além das poesias, também é publicado o desenho de um estudante por escola.
O lançamento da obra será no dia 9 de novembro. O local ainda não foi definido. Fassina acredita que a credibilidade do projeto fez com que a comunidade abraçasse e consolidasse a iniciativa, que tem apoio do Grupo A Hora.
Estímulo à educação
Coordenador do projeto neste ano, Jorge Luiz da Cunha avalia a iniciativa como uma grande estratégia educacional para as escolas e alunos envolvidos. “Um dos nossos principais objetivos é incentivar a produção textual e a leitura em sala de aula. As escolas participantes agem na parceria de uma prática educativa de grande importância”, destaca.
Cunha passou a integrar o clube no ano passado e acredita que o projeto depende, em especial, da efetividade da educação escolar. “Depende da ideia de que são as práticas formativas das escolas que levam para frente o progresso de todos os alunos por meio de suas competências apoiadas no desenvolvimento, na democracia e na igualdade”.
Entre as instituições participantes da obra ao longo dos anos, está a Educação de Jovens e Adultos (EJA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Presídio Estadual de Lajeado, além das escolas particulares, municipais e estaduais do município.