Antiga Praça Mário Lampert

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Antiga Praça Mário Lampert

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Nos fundos da Escola Fernandes Vieira, a comunidade se reunia na antiga Praça Mário Lampert, na rua Júlio May. Ali, durante os anos 1950 e 1960, ocorreram as olimpíadas estudantis da cidade. O local também sediava feiras e atividades culturais.

Com o tempo, a praça acabou ficando abandonada e caiu no desuso. No ano passado, a área foi destinada para a construção do novo INSS. As obras iniciaram em abril deste ano, custeadas pelo Hospital Bruno Born. Em troca, o HBB recebeu a área do antigo prédio do INSS, na avenida Benjamin Constant. O colega Mateus Souza publicou uma matéria nesta terça-feira, 16, sobre o assunto.

Reprodução


HÁ 20 ANOS

Corte de árvore na Júlio

Em frente à Caixa Econômica Federal, na rua Júlio de Castilhos de Lajeado, existia uma árvore da espécie Ficus sp. Vinte anos atrás, o Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema) autorizava o corte da árvore, que danificava o calçamento da rua e a estrutura do banco.

Nessa mesma reunião, o Condema propunha retirar de circulação as sacolas plásticas. A ideia era polêmica e sugeria substituir o plástico por materiais menos poluentes ou reaproveitáveis.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Pesquisas antropológicas – Vinte anos atrás, cientistas publicavam um estudo que dizia que os neandertais (uma espécie humana extinta) não teriam se reproduzido com o homo sapiens, considerado o homem moderno. A pesquisa era baseada na análise do DNA das duas espécies, que apresentava um grau de semelhança muito insignificante. Já há alguns anos, novos estudos mostraram que houve sim cruzamento entre neandertais e homo sapiens.


HÁ 50 ANOS

Trânsito em Estrela

O Governo do Estado atentava para o número de acidentes na Rodovia Presidente Kennedy (BR-386). Em três meses, a rodovia registrou 49 acidentes, com 9 mortos e 53 feridos. Só em Estrela, eram oito mortos na rodovia.

As principais causas, na época, eram o excesso de velocidade e a imprudência nas ultrapassagens. Conforme o Jornal Nova Geração, a rodovia tinha o movimento diário de quatro a cinco mil veículos, com quase 70% de caminhões.

No perímetro urbano de Estrela, o NG chamava atenção para a ponte do Stangler, que havia sido interditada por não apresentar a segurança necessária. Na época, o governo municipal solicitava recursos estaduais para a construção de uma nova estrutura. A nova ponte sobre o Arroio Estrela só foi inaugurada 1984.

Acompanhe
nossas
redes sociais