Painel debate barreiras e oportunidades ao free flow

VALE DO TAQUARI

Painel debate barreiras e oportunidades ao free flow

Frente a revisão dos critérios sobre o plano de concessão das rodovias estaduais e a sinalização do Piratini em prever nos futuros contratos dos pedágios o modelo automático de cobrança, o Vale do Taquari antecipa o debate sobre o free flow.

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Painel debate barreiras e oportunidades ao free flow
Com a cobrança automática, líderes locais acreditam que acaba a polêmica sobre pedágio fixo entre cidades. Crédito: Filipe Faleiro
Vale do Taquari

Frente a revisão dos critérios sobre o plano de concessão das rodovias estaduais e a sinalização do Piratini em prever nos futuros contratos dos pedágios o modelo automático de cobrança, o Vale do Taquari antecipa o debate sobre o free flow.

Ocorre hoje, a partir das 16h, no prédio 11 da Univates, painel sobre a possibilidade de uso dessa tecnologia. “Queremos contribuir com mais conhecimento e informações sobre esse formato. É algo usado em diversos países e que precisamos avançar”, diz o presidente do Conselho de Desenvolvimento (Codevat), Luciano Moresco.

“Vamos reunir especialistas, representantes das agências de regulação, da União, e também prestadores de serviço voltado a sistemas de tecnologia”, complementa.

Esse tipo de cobrança foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito no fim do ano passado. Com esse regramento, há mais segurança jurídica para os futuros contratos de concessão.

Novidade no país

A primeira experiência ocorre na BR-101, trecho Rio-Santos, em área administrada pelo Grupo CCR. Pelo projeto, dispositivos eletrônicos acompanharão o fluxo de veículo. Aqueles com tags (selos no para-brisas) terão desconto automático, enquanto os sem identificação eletrônica terão disponíveis outras formas de pagamento, com um ponto fixo de cobrança.

Para o RS, o Piratini parte de um sistema diferente. No eixo Rio-Santos, a cobrança é única quando o veículo passa pelo totem. Pela avaliação técnica da Secretaria Estadual de Parcerias e Concessões, o mais justo seria diversos pontos de leitura automáticos pela rodovia, com desconto de acordo com o percurso feito pelo condutor.

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