Coordenadoria busca apoio para reabertura de laboratório

SAÚDE

Coordenadoria busca apoio para reabertura de laboratório

Unidade para análise de amostras da 16ª CRS está fechada desde 2017. Receio é de que serviço seja transferido em definitivo para Santa Cruz do Sul

Coordenadoria busca apoio para reabertura de laboratório
Laboratório está desativadohá seis anos. Na época, órgão regional ainda funcionava no Centro de Lajeado. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Fechada desde 2017, a unidade regional do Laboratório Central de Saúde Pública pode ser transferida para Santa Cruz do Sul. A possibilidade de desativação completa da estrutura preocupa autoridades. A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde busca apoio para que os trabalhos sejam retomados no Vale do Taquari.

O serviço na região foi interrompido após a aposentadoria do técnico responsável pela unidade. Desde então, o profissional jamais foi substituído. Aos poucos, os equipamentos do laboratório foram encaminhados para outras centrais do RS. Nem a mudança de sede da 16ª CRS para um prédio no bairro Florestal, em 2021, modificou o cenário.

Atualmente, todas as amostras coletadas na região são encaminhadas ao Laboratório Central do Estado, em Porto Alegre. A coordenadora regional de Saúde, Rafaela Fagundes, comenta que a possibilidade de reabertura da unidade foi discutida a partir da troca de endereço, mas sem sinalização positiva do Estado.

“Alegaram que não temos capacidade física nem pessoal para reabrir o laboratório. Então seguimos mandando para Porto Alegre e agora há essa ideia de direcionamento do fluxo para Santa Cruz. A região é uma das maiores em número de municípios. Precisamos priorizar o que é mais viável para a população e lutar, dentro das nossas possibilidades”, frisa.

Facilidade

Para Rafaela, ter o laboratório em Lajeado facilita o acesso às amostras e testes de doenças como a dengue. “Fazemos testes para diversas doenças. A capacidade do laboratório vai muito do olhar técnico. Se necessitam de adequações, só o olhar técnico vai saber responder. Eu acredito que podemos sim, reabrir. Seria muito importante parao Vale”.

Caso não seja possível retomar os trabalhos na unidade de Lajeado, Rafaela entende que o mais viável seria manter o fluxo de envio ao laboratório de Porto Alegre. “Somente nas próximas conversas é que vamos poder definir os alinhamentos e, quem sabe, lutar com toda força para que possamos ter nosso laboratório novamente”.

Auxílio de entidades

No próximo dia 25, às 13h30min, ocorre uma reunião da Comissão Intergestores Regionais, no auditório da 16ª CRS. Um dos assuntos em pauta deve ser a transferência do laboratório para Santa Cruz do Sul. Por isso, a coordenadoria espera apoio de entidades na defesa da reabertura.

O prefeito de Estrela e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Elmar Schneider foi procurado pelo vereador Deolí Gräff (PP) para se somar à luta. No laboratório, são feitas análises de amostras de sangue, água e catarro para identificar a presença de doenças como dengue, leptospirose, hepatite, rubéola, sarampo, entre outras.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais