Encantado amplia vigilância com novas câmeras e leitores de placas

SEGURANÇA PÚBLICA

Encantado amplia vigilância com novas câmeras e leitores de placas

Novos equipamentos possibilitarão um cercamento eletrônico no município, incluindo pontos no interior

Encantado amplia vigilância com novas câmeras e leitores de placas
Tenente Jair Rosa da Silva na sala de videomonitoramento da Brigada Militar. (Fotos: Matheus Giovanella)
Encantado

Implementado em 2017, o sistema de videomonitoramento que serve como vigilância da área central será complementado com mais unidades e funções. Segundo o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Robison Gonzatti, o grupo recebeu um recurso e por meio dele decidiram investir na melhoria do serviço. Nessa etapa inicial serão 13 novas câmeras, sendo quatro delas com leitores de placas veiculares.

“Vamos redistribuir em pontos cegos do município, algumas até no interior. Uma em direção à entrada da Linha Cedro, indo para Capitão, e outras ali próximo aos acessos do Cristo Protetor, em Jacarezinho, no posto Peteba”, revela Gonzatti. As imagens são repassadas simultaneamente para uma sala de controle na Brigada Militar. “Faremos o cercamento eletrônico com os leitores de placa, então no momento em que algum veículo entrar na cidade, vamos conseguir identificar e se algum for roubado e estiver registrado no sistema, acusará”, salienta o presidente.

Para o tenente Jair Rosa da Silva, o implemento de mais esse quantitativo nos equipamentos de vigilância contribuirá para melhores resultados e maior segurança na cidade. “Nosso trabalho será mais eficaz e é importante ter esse auxílio, com o setor turístico sendo responsável por mais pessoas visitando Encantado, ter esse cercamento ajuda bastante”, reforça.

As câmeras estão espalhadas em pontos estratégicos do município

Melhoria no sistema

Segundo Gonzatti, também será realizado uma reformulação da sala de videomonitoramento. “Alguns ajustes serão feitos para deixar o sistema bem completo. Desde a implantação em 2017, não era feito uma atualização de software e manutenção nos equipamentos, trabalharemos para não deixar esse serviço desatualizado”, acrescenta Gonzatti. O presidente do Consepro informa que foi realizada também a compra de novos computadores para auxiliar no processo e permitir que o sistema atue com mais fluidez.

“Com as 72 câmeras do Consepro, mais algumas que queremos recuperar de um convênio da Secretaria de Segurança com Encantado e mais essas 13 que serão instaladas, o município terá 97 aparelhos registrando essas imagens. Queremos deixar todas elas em funcionamento até o fim do ano”, finaliza Gonzatti. O Consepro continuará na busca de recursos para deixar toda essa operação em perfeito funcionamento.

Videomonitoramento auxiliou na redução de furtos

Avaliação feita em outubro de 2023 demonstrou que por meio da ação das câmeras de vigilância, Encantado conseguiu reduzir os principais registros de furtos e roubos em 55,44% nos últimos cinco anos. O sistema foi instalado em 2017 e contribuiu para diminuir arrombamentos, furtos de carros e roubos a estabelecimentos comerciais, segundo relatório elaborado pela Brigada Militar. “Estou aqui desde 2018, e notamos que a questão do tráfico de drogas e furtos resultou em várias prisões, a prevenção por meio do sistema de videomonitoramento foi bem importante para isso ser alcançado”, comenta o tenente Silva.

Acompanhe
nossas
redes sociais