Com projetos travados nos últimos anos, programa do governo federal retomou a liberação de crédito para compra de áreas rurais. Por um período, houve amplo debate sobre o limite disponibilizado, considerado insuficiente para atender ao preço de mercado, e o elevado índice de inadimplência. Criado em 1998, já negociou quase 900 propriedades do Vale do Taquari por meio de políticas públicas, com o objetivo de proporcionar a mudança de vida para produtores rurais. A iniciativa recebeu o nome de Banco da Terra e segue como Terra Brasil.
Agora, o primeiro projeto contemplado na região depois da remodelação foi em Boqueirão do Leão. A produtora rural Caciane Keller Jandrey, 45, assinou o contrato de financiamento de R$ 174 mil para realizar o sonho de ter sua própria área, onde ela, seu esposo Daniel e a filha Daniela desenvolvem atividades direcionadas ao turismo rural. Eles contaram com apoio do escritório local do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).
Poço das Antas sedia seminário de fruticultura
Incentivar a produção de frutas na região é o propósito do seminário inédito de fruticultura diversificada. O evento ocorre em 31 de maio, em Poço das Antas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do município até o próximo dia 24. A programação é da Emater/RS-Ascar e integra os festejos dos 35 anos de emancipação da cidade.
Entre as palestras confirmadas estão as do extensionista rural Ricardo Cord, que fala sobre o cenário atual e as potencialidades para a região. Para tratar sobre a implantação de pomares a apresentação será do técnico Marcos Schäfer. Outras abordagens são voltadas à prevenção da mosca da fruta e irrigação, assuntos para Anna Cristina Xavier e Marcelo Brandoli.
Reserva de água na Capital do Chimarrão
Depois do projeto apresentado por vereador para construir um reservatório em formato de cuia, empresa de Minas Gerais propõe reservatório de geomembrana. A ideia foi apresentada pela família Hankes, de Mato Leitão. Eles pretendem doar área de 20 hectares às margens da RSC-453. O projeto foi encaminhado para avaliação do governo de Venâncio Aires e da Corsan. A intenção é que a estrutura possa contribuir para amenizar a falta de água durante o verão.
Prorrogação do custeio pecuário
A falta de respostas do governo federal sobre amparo aos produtores impactados pela estiagem motiva posicionamento de instituições. A orientação publicada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR’s) trata da prorrogação do custeio pecuário. As entidades defendem que os produtores busquem as instituições financeiras e solicitem o adiamento das parcelas.