O município completa hoje 35 anos de emancipação. A autonomia polícia chegou em 1988, quando Poço das Antas se separou de Salvador do Sul. Antes disso, por volta de 1924, a localidade era distrito de São João do Montenegro (hoje município de Montenegro).
Mais tarde, Salvador do Sul se emancipou de Montenegro e levou Poço das Antas junto. No plebiscito que decidiu pela emancipação da cidade, dos mais de mil eleitores, cerca de 80% eram favoráveis.
O nome curioso do município tem raízes históricas. Registros contam que as terras que formam a cidade eram habitadas por antas, que desciam para beber água no arroio, em um local que os moradores apelidaram de poço. Assim teria surgido a denominação de Poço das Antas.
Comemorações
Duas décadas atrás, para celebrar os então 15 anos de emancipação, a administração de Poço das Antas organizava uma programação especial, que incluía os tradicionais jogos germânicos. Entre as atividades, estava subir o “pau-de-sebo”, pegar um porco na lama, cortar com serrote e até correr com o carrinho de mão.
Olimpíadas estudantis de Arroio do Meio
Alunos de nove escolas da cidade participavam da primeira etapa da Olimpíada Estudantil de 2003. A competição iniciava com as provas de atletismo, nas categoriais pré-mirim, mirim e infantil. As Olimpíadas seguiam com jogos de vôlei, futsal e até xadrez. Na abertura do evento, um teatro foi apresentado e teve como tema a paz mundial, em especial, devido aos conflitos entre os Estados Unidos e o Iraque.
Enquanto isso…
Maratona de SP – Mais de 5,5 mil atletas participavam da 9ª Maratona Internacional de São Paulo. Naquele ano, o primeiro colocado no gênero masculino foi Genilson Júnior da Silva e no feminino Maria do Carmo Arruda. A prova, com mais de 40 km de extensão, foi criada em 1995 e existe até hoje.