Há 20 anos, Aniversário de Poço das Antas

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Aniversário de Poço das Antas

Por

O município completa hoje 35 anos de emancipação. A autonomia polícia chegou em 1988, quando Poço das Antas se separou de Salvador do Sul. Antes disso, por volta de 1924, a localidade era distrito de São João do Montenegro (hoje município de Montenegro).

Mais tarde, Salvador do Sul se emancipou de Montenegro e levou Poço das Antas junto. No plebiscito que decidiu pela emancipação da cidade, dos mais de mil eleitores, cerca de 80% eram favoráveis.

O nome curioso do município tem raízes históricas. Registros contam que as terras que formam a cidade eram habitadas por antas, que desciam para beber água no arroio, em um local que os moradores apelidaram de poço. Assim teria surgido a denominação de Poço das Antas.

Comemorações

Duas décadas atrás, para celebrar os então 15 anos de emancipação, a administração de Poço das Antas organizava uma programação especial, que incluía os tradicionais jogos germânicos. Entre as atividades, estava subir o “pau-de-sebo”, pegar um porco na lama, cortar com serrote e até correr com o carrinho de mão.

Os primeiros registros da Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo datam de 1907, mas a paróquia só foi fundada em 1922. Acervo Paróquia São Pedro Apóstolo

 


Olimpíadas estudantis de Arroio do Meio

Alunos de nove escolas da cidade participavam da primeira etapa da Olimpíada Estudantil de 2003. A competição iniciava com as provas de atletismo, nas categoriais pré-mirim, mirim e infantil. As Olimpíadas seguiam com jogos de vôlei, futsal e até xadrez. Na abertura do evento, um teatro foi apresentado e teve como tema a paz mundial, em especial, devido aos conflitos entre os Estados Unidos e o Iraque.


Enquanto isso…

Maratona de SP – Mais de 5,5 mil atletas participavam da 9ª Maratona Internacional de São Paulo. Naquele ano, o primeiro colocado no gênero masculino foi Genilson Júnior da Silva e no feminino Maria do Carmo Arruda. A prova, com mais de 40 km de extensão, foi criada em 1995 e existe até hoje.

Acompanhe
nossas
redes sociais