Centauros no Gaúcho e no Brasileiro

Opinião

Jeniffer Harth

Jeniffer Harth

Presidente do Centauros Rugby Clube

Centauros no Gaúcho e no Brasileiro

Por

O Centauros Rugby Clube iniciará a temporada de jogos oficiais no próximo final de semana. Nesse primeiro semestre entraremos em campo pelo Campeonato Gaúcho de Rugby XV e pelo Super 12 (2ª divisão), que é o Campeonato Brasileiro de Rugby. Em 2022, a 3ª colocação no Gaúcho nos garantiu a vaga de acesso ao Campeonato Brasileiro, que será a novidade no nosso calendário desse ano. O Centauros chegou a disputar o jogo classificatório para o Brasileiro há alguns anos, mas acabou perdendo aquela partida. Em 2023 estrearemos no cenário nacional.

O Gaúcho teve início no dia 25 de março e o Centauros será o mandante do seu primeiro jogo nesse sábado, dia 13 de maio, às 15h, no campo em frente ao Parque Princesa do Vale, em Estrela, contra a equipe do URTC, de Marau. Esse jogo será válido pelo Gaúcho e pelo Brasileiro. Os próximos jogos do

Gaúcho devem acontecer nos dias 3 de junho, contra o Antiqua, em Pelotas, em partida também válida pelo Brasileiro; 5 de agosto contra o Farrapos, em Bento Gonçalves, e 9 de setembro, contra o Charrua, em Porto Alegre. O Centauros ainda jogará no dia 22 de julho, contra o SJB, de Santa Catarina, pelo campeonato nacional, em casa.

Nesse período também ocorrerá o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais – Rugby XV, disputa da categoria feminina, para o qual as atletas de diferentes clubes do RS, inclusive do Centauros, participaram de treinos para a formação da Seleção Gaúcha. A lista de convocadas para a 1ª etapa do campeonato deve sair nessa quinta-feira, dia 11 de maio, e o primeiro jogo da Seleção ocorrerá também nesse sábado, em Curitiba. Esse campeonato é dividido em etapas regionais, sendo que na região Sul participam as seleções do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O Centauros vem trabalhando para essa temporada desde janeiro, inicialmente com foco na preparação física, trabalhando também a técnica e estratégias de jogo na sequência. O cronograma de preparação dos atletas envolve, prioritariamente, o reforço muscular e condicionamento físico como forma de prevenção de lesões, além da busca pelo melhor desempenho do atleta em campo, o que demanda resistência, força e explosão muscular.

O conjunto de aspectos trabalhados em treinos, em continuidade ao ano anterior, nos faz acreditar que teremos um ótimo ano de rugby, pois a equipe evoluiu e alcançou um bom desempenho diante de grandes clubes em 2022.

Esse ano continuamos contando com o reforço de atletas transferidos de outros clubes, que somam sua experiência ao nosso grupo. Arrisco a dizer que, além de tudo isso, o que mantém o desejo de melhores resultados é a união do grupo, os laços e a história que cada um construiu ao longo dos anos aqui dentro, e o desejo de nos divertirmos fazendo uma das coisas que mais gostamos, jogar rugby.

Somos relativamente poucos, querendo muito mais. Não somente no Centauros, mas no rugby como um todo. E quando entramos em campo, somos mais do que aqueles 15 jogadores em disputa contra o adversário, somos um clube apoiado por familiares, amigos e comunidade que se faz presente nos jogos. Defendemos nosso nome, nosso clube, nossa cidade, nossa torcida, todos aqueles que vibram por nós.

Não estamos apenas dando o pontapé em mais um ano de jogos, mas trabalhando para levar esse esporte cada vez mais longe. E para isso, reforço o convite para que todos venham nos prestigiar no nosso primeiro jogo do ano. Tragam sua cadeira, seu chimarrão, seu pet e venham conhecer o Rugby. Venham nos apoiar. Venham conhecer a família Centauros!

Acompanhe
nossas
redes sociais