Clínica Central de Lajeado completa 37 anos com mais de 23 mil internações

ALCOOLISMO E DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Clínica Central de Lajeado completa 37 anos com mais de 23 mil internações

Atualmente 65% dos pacientes são usuários de drogas e 35% buscam se curar do alcoolismo

Por

Clínica Central de Lajeado completa 37 anos com mais de 23 mil internações
Foto: Henrique Pedersini
Lajeado

A Clinica Central de Tratamento de Alcoolismo e Dependência Química de Lajeado completa 37 anos de atuação nesta quarta-feira, 10. Situada na Rua Bento Rosa, no bairro Carneiros, a associação contabiliza 23.338 atendimentos em quase quatro décadas de atuação. Foram encaminhados para Lajeado moradores de diferentes 423 municípios do Rio Grande do Sul.

Atualmente são 45 pacientes com idades que variam entre 18 e 60 anos. O tempo médio de internação é de 35 dias. Trabalham na clínica 21 profissionais entre psiquiatra, psicólogo, assiste social, enfermeiros, higienização, cozinha e setor administrativo. As atividades são mantidas por meio de convênios com os municípios. Lajeado, por exemplo, repassa R$ 34 mil mensais e dispõe de 10 vagas. Além disso, familiares de pessoas em tratamento no local fazem doações financeiras.

Foto: Henrique Pedersini

O administrador da Clínica Central desde 2012, Ademir Becker, explica que apesar do local ter sido criado com a finalidade de atender alcoólatras, a maioria dos pacientes são dependentes químicos. “Hoje 65% são usuários de drogas e 35% buscam se recuperar do consumo de bebida alcoólica”, complementa.

Mais de cinco mil reuniões do AA

Em 37 anos, foram 5.427 encontros dos Alcóolicos Anônimos (AA). Atualmente, os internados participam das reuniões em segundas e quartas feiras. Para a comunidade em geral, as portas da clínica são abertas nas sextas-feiras, das 19h30min até 21h30min. O administrador explica que podem participar qualquer pessoa que faça uso de entorpecentes ou sofra com alcoolismo.

Ouça a reportagem na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais