Entidades e associações debatem impactos de projeto turístico em Arroio do Meio

COMPLEXO

Entidades e associações debatem impactos de projeto turístico em Arroio do Meio

Sequência de reuniões discutem pontos do projeto anunciado por investidores. Caso foi levado ao Ministério Público

Por

Atualizado sábado,
06 de Maio de 2023 às 07:26

Entidades e associações debatem impactos de projeto turístico em Arroio do Meio
Grupo se reúne mensalmente e discute propostas turísticas da cidade. Tema central é a construção de complexo no Morro São José. Crédito: DIVULGAÇÃO
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Desde o anúncio da construção do Complexo Turístico do Gaúcho no Morro São José, entidades ligadas à preservação ambiental, desenvolvimento turístico e urbano buscam mais detalhes sobre o projeto. Possíveis impactos estão entre os pontos que mais geram discussões.

O grupo Conversando Sobre Turismo já fez duas reuniões que tiveram como objetivo principal avaliar os impactos do empreendimento. O grupo, idealizado em 2017, é liderado e coordenado pela empresária Liselena Bersch Neumann e reúne empreendedores do setor.

A reunião mais recente ocorreu em 27 de abril e reuniu representantes do Conselho Agropecuário (Conar), Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codemam), Apreciam, ONG Ecobé e a Associação de Água do Morro São José.

Entre os questionamentos apontados pelo grupo, estão as inconsistências em um decreto publicado em março de 2022 pelo prefeito Danilo José Bruxel, que reconheceu áreas de interesse turístico no município, uma delas o Morro São José e Gaúcho. A justificativa é de que há pontos de divergências com o disposto no Plano Diretor.

O apontamento foi reforçado também pela Associação do Morro São José, que enviou ao Ministério Público um requerimento, que também pede transparência e apresentação de anteprojetos em audiência pública para aprovação dos conselhos responsáveis.

Em um relatório, enviado pelo grupo Conversando Sobre Turismo, são feitos questionamentos quanto a proteção da área do Morro Gaúcho e o futuro turístico da cidade, pois Arroio do Meio já possui várias iniciativas sustentáveis, como rotas e trilhas turísticas. Outra divergência é quanto a real necessidade de construção da estátua, pois alguns integrantes do grupo avaliam que o monumento não representa a comunidade.

MP analisa o caso

No dia 16 de abril, apreensivos com o impacto da obra, a Associação de Água Morro São José encaminhou ofício ao Ministério Público onde solicita mais detalhes do projeto que prevê a utilização de 60 hectares na localidade para construção do complexo.

De acordo com a promotora de Justiça, Carla Pereira Rêgo Flores Soares, os documentos foram recebidos pelo Ministério Público, que abriu um expediente.

O Ministério Público solicitou informações ao município, que ainda não foram respondidas. O caso ainda está em fase inicial. Uma das audiências foi realizada nessa sexta-feira.

O complexo turístico prevê a construção de um monumento alusivo ao gaúcho. Dos 60 hectares, 3,5 mil metros quadrados serão utilizados para construção da estátua.

Acompanhe
nossas
redes sociais