Mais precisão e agilidade na realização de projetos topográficos

Produzido por Estúdio Alfa

Mais precisão e agilidade na realização de projetos topográficos

Empresa de arquitetura e topografia de Lajeado, a Projeto D aposta no drone Matrice 300 RTK com sensor LiDAR para otimizar processos e serviços

Apresentado por

Na esteira de inovações tecnológicas que surgiram desde o início do século, o uso de drones para realização de serviços e otimização de processos foi um agente transformador no mercado. É neste cenário que a Projeto D – Arquitetura e Topografia está inserida. A empresa apostou na tecnologia, por meio do drone Matrice 300 RTK com sensor LiDAR, e conseguiu agregar mais precisão e qualidade no processo de trabalho.

Segundo Douglas Arend, sócio-proprietário da Projeto D, a utilização da tecnologia LiDAR traz mais precisão, produtividade e qualidade no levantamento de informações espaciais. Enquanto que em um levantamento planialtimétrico convencional, os pontos e informações são medidos a cada cinco ou 10 metros com o uso do GPS, com o sistema LiDAR, a coleta de informações ocorre a cada 10 ou 15 centímetros.

“A depender do relevo, vegetação e tamanho da área, pode levar dias para concluir um trabalho com todas as informações necessárias. Já com o drone Matrice com o sistema LiDAR, essa mesma área é analisada em questão de minutos, além de oferecer um resultado bem mais preciso”, explica.

Para realizar essas medições, o LiDAR emite pulsos constantes de laser sobre objetos na superfície. Desta forma, ele calcula a distância de determinado objeto ao sensor por meio de um cálculo direto. A tecnologia é muito similar ao radar, que utiliza ondas de rádio e micro-ondas com o mesmo propósito. A principal diferença entre as duas é que com o LiDAR, essa medição é feita através da emissão de pulsos de luz no espectro infravermelho.

“Com os pontos coletados, podemos processar as informações e montar o relevo do terreno, independente da vegetação. Esses dados são enviados a um software que reconhece e diferencia o solo dos demais obstáculos e gera as curvas de nível para os projetos”, analisa.

 

Mais precisão na realização de projetos

 

A sigla LiDAR significa Detecção de Luz e Alcance (Light Detection and Ranging, em inglês). Essa tecnologia permite a realização de medições de milhares de pontos por segundo, que posteriormente são convertidas em dados posicionais, e é cada vez mais utilizado nas áreas da construção civil, geologia e engenharia elétrica para criação de modelos digitais tridimensionais e análise de linhas de transmissão de energia.

“Todo o sistema é automático e ocorre por meio de um plano de voo gerado no controle. Além da agilidade, a alta precisão facilita as operações em campo. Tanto é que uma pessoa pode fazer o trabalho que antes era feito por uma equipe”, conclui.

 

Conheça os serviços da Projeto D

– Projetos urbanísticos

– Projetos pluviais

– Projetos de arruamento

– Projetos de terraplenagem

– Retificação de áreas urbanas e rurais

– Desmembramento e fracionamento de áreas

 

Entre em contato e solicite um orçamento.

 

Projeto D – Arquitetura e Topografia

(51) 99507-2838

Facebook: projetoDarquiteturaetopografia

Instagram: projetod_arquiteturatopografia

Alberto Torres, 517 – sala 203 – Centro, Lajeado/RS