Vacinação infantil atinge menos de 7% da meta em Lajeado e Estrela

NOSSOS FILHOS

Vacinação infantil atinge menos de 7% da meta em Lajeado e Estrela

Baixa adesão à campanha de imunização de grupos prioritários contra Influenza preocupa profissionais da saúde

Por

Atualizado quinta-feira,
04 de Maio de 2023 às 08:14

Vacinação infantil atinge menos de 7% da meta em Lajeado e Estrela
Representantes dos municípios mais populosos da região abordaram o andamento da vacinação contra a gripe. Créditos: Deivid Tirp
Vale do Taquari

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza se estende até o fim deste mês. A expectativa era de que, no Vale do Taquari, 90% dos indivíduos dos grupos prioritários fossem imunizados. Entretanto, a resposta para a campanha, com a baixa adesão, preocupa especialistas.

Esse foi o assunto abordado na última quinta-feira, 27, no programa Nossos Filhos, da Rádio A Hora 102.9. As convidadas foram a coordenadora do setor de vacinação do município de Estrela, Ana Carolina Padua Lopes, e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi.

Segundo as profissionais, o percentual de crianças vacinadas desde o início da campanha é de menos de 7% em Lajeado e 5% em Estrela. Sem a vacinação, os indivíduos ficam mais propícios a desenvolver quadros agravados e aumenta a necessidade de internação. “Sessenta e sete crianças já foram internadas por síndrome respiratória aguda grave, sendo 40 com necessidade de leito”, afirma Juliana.

“Na primeira fase da vida o organismo da criança está desenvolvendo suas proteções, por isso está em um grupo muito propenso a agravar os sintomas da doença”, destaca a profissional. Por esse motivo, ambas ressaltam a importância de manter a vacinação em dia. Ainda, avisam aos responsáveis que a vacina demora de duas a três semanas para ter a resposta adequada.

Combate à desinformação

De acordo com as profissionais, a crença de que a vacina impede a contração da doença vem desde o processo de vacinação para a covid-19. Para elas, é importante que se esclareça que a vacina não impede a contaminação, mas ajuda na prevenção do aumento dos sintomas. “Ainda estamos aprendendo com a vacina da covid-19”, afirma Ana Carolina.

“Os primeiros sintomas de Influenza são febre e cansaço. Se a criança estiver vacinada evita-se que esses passem para os estágios de falta de ar e internação”, comenta a coordenadora do setor de vacinação de Estrela. Além disso, salienta que manter um olhar atento à saúde dos pequenos é muito importante, principalmente nesta época do ano em que a imunidade baixa e o índice de proliferação do vírus aumenta.

Para Juliana, retomar a vacinação como um momento de família está entre uma das principais metas a serem atingidas. A profissional aponta que as campanhas mobilizavam comunidades inteiras e espera-se que isso possa voltar a acontecer. “Já estamos conversando com escolas para fazer parcerias de vacinação e, assim, esperamos que o número aumente”, afirma Ana Carolina.

O “Dia D” de vacinação ocorre neste sábado, 6. É importante que todos os grupos prioritários procurem se vacinar. Conforme apontam as profissionais, a vacinação da sociedade auxilia para que haja uma menor proliferação do vírus e diminuição nos casos, não só de crianças, como de toda a comunidade. Ambas ressaltam que a vacina de Influenza é a de mais fácil acesso e é encontrada em todas as unidades básicas de saúde. “Se não tivemos surtos foi porque houve vacinação”, finaliza Juliana.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais